ARTE ASSOCIADA À METODOLOGIA ATIVA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PARASITOLOGIA HUMANA APLICADA À ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Matheus Chaves Vieira da Costa
  • Bianca Castro Martins de Oliveira Teófilo
  • Maria Jania Teixeira

Resumo

O uso de metodologias ativas de ensino tem se consolidado como uma ferramenta eficaz de aprendizagem, fomentando o interesse, a participação e a autonomia dos alunos dentro e fora da sala de aula. Esse trabalho foi realizado com o objetivo de relatar a experiência do autor como monitor da disciplina de Parasitologia com grupo de estudantes do 3º semestre do curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará, durante o período letivo de 2019.2. A atividade foi realizada em 3 fases: a divisão dos 32 discentes matriculados em 6 grupos, cada qual com 1 monitor-orientador; a exposição e discussão dos casos clínicos mediadas pelo monitor; e a apresentação do caso clínico para toda a turma. Sob orientação do monitor, os casos construídos a partir de assuntos abordados em aulas teóricas anteriores foram entregues aos alunos apenas durante a reunião presencial, propiciando assim a elaboração de questionamentos, o raciocínio fisiopatológico da doença abordada e a retomada de conhecimentos prévios pelos próprios membros do grupo para elucidação do caso. O papel do monitor limitou-se à promoção do debate, garantindo a argumentação de todos os pontos cruciais para o entendimento do trabalho não suscitados pelos próprios mentorandos e, ao final do encontro, à retificação de informações imprecisas que pudessem ter sido levantadas durante a conversa. Na última fase do trabalho, os alunos se encarregaram de elaborar uma apresentação, fazendo uso de intervenções artísticas lúdicas e criativas a seu critério, a ser exposta em dia único para toda a turma. Como resultado, paródia, poema, desenhos e “quiz” foram apresentados pelos grupos. Dessa forma, todos os discentes tiveram a oportunidade de participar do processo de aprendizagem ativamente, compartilhar experiências a respeito do trabalho e otimizar o ensino acerca dos temas abordados, tendo como pressuposto a ciência das particularidades de cada aluno e quais as estratégias mais eficientes para seu aprendizado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência