ARTICULANDO CONCEITOS E PRINCÍPIOS TEÓRICOS EM ELEMENTOS DE PROGRAMAÇÃO VISUAL ATRAVÉS DO LAMBE-LAMBE

Autores

  • Cleilton Pereira dos Santos
  • Tania de Freitas Vasconcelos

Resumo

A disciplina de Elementos de Programação Visual, ofertada no ano introdutório do curso de Design, aproxima o discente aos elementos básicos da linguagem visual, desenvolvendo conhecimentos e habilidades técnicas nas áreas de atuação da Programação Visual. Portanto, pensar exercícios que permitam ao aluno a articulação dos princípios teóricos vistos ao longo do semestre, favorecendo o entendimento da relevância do conteúdo estudado, é de fundamental importância. E é neste contexto que insere-se a proposta de utilizar a construção de um lambe-lambe como exercício da monitoria, cujo objetivo é levar à aplicação prática da teoria abordada em sala de aula, fixando os assuntos estudados, e fortalecer a defesa dos argumentos nas estratégias de composição visual. Como metodologia de execução, utilizou-se a ferramenta História de Vida, onde, reunidos em grupos, os alunos compartilharam qual a importância de se estudar em uma universidade pública para a sua trajetória pessoal e por meio de colagem manual, elaboraram composição visual para representar a história de um dos membros do grupo. Após a colagem, as composições foram fotografadas e impressas. Como resultado, teve-se uma intervenção de lambe-lambes colados na parede externa de um importante espaço de convivência e transição do departamento. Além disso, no ato da intervenção, os autores defenderam suas ideias e como articularam o conteúdo aprendido na formação de suas composições.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência