AS CONTRIBUIÇÕES DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA PERSPECTIVA LÚDICA COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 2š ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA

Autores

  • Ana Maria dos Santos Roseno
  • Francisca Maurilene do Carmo

Resumo

O processo de ensino/aprendizagem nas turmas de alfabetização é desafiador, pois as crianças estão saindo do infantil cinco e se deparando com outro sistema de educação, onde será exigido deles o aprender a ler, a escrever e o aumento do repertorio linguístico. Pensando nisso se faz necessário algumas estratégias de leitura lúdica, que venha resgatar ou despertar nessa faixa etária a leitura prazerosa, dando novos olhares nesses processos de alfabetização e assim conquistando e formando novos leitores infantis. Esse projeto terá como objetivo analisar as estratégias de leitura lúdica com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Segundo Kleiman (2001, p. 154) “Uma maneira adequada de ativar o conhecimento prévio da criança consiste em fornecer um objetivo à leitura (...). A criança deve aprender a adaptar suas estratégias de leitura e de abordagem ao texto aos seus próprios objetivos”. Por sua vez Solé (1998, p. 90) concorda ressaltando que “como podemos fazer diferentes coisas com a leitura, é necessário articular diferentes situações – oral, coletiva, individual, e silenciosa, compartilhada – e encontrar os textos mais adequados para alcançar os objetivos proposto em cada momento”. Realizaremos uma pesquisa-ação, na qual a pesquisadora contará histórias às crianças, sobre diferentes temas. As histórias serão selecionadas a partir do acervo da escola e baseado nos livros do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa) aproveitando que são os livros que ficam em sala a disposição dos alunos. Pretende-se fazer as contações de historia uma vez por semana, aproveitando o dia da Sacola Literária, que é quando as crianças levam os livros para casa e fazem uma leitura aprofundada. Assim espera-se como resultado que os alunos faça o reconto e adquira o prazer e o habito pela leitura.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência