AS INFLUÊNCIAS DO PREAL E DO PRELAC NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E NO MECANISMO DE AVALIAÇÃO

Autores

  • Francisca Valmira Almeida Pinto
  • Clarice Zientarski

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal analisar as influências do PREAL e PRELAC, enquanto expressões dos organismos multilaterais, para a formulação de políticas educacionais na América Latina, especificamente no Brasil. Para o alcance desse objetivo, optou-se pelo caminho método-metodológico da teoria materialista histórico-dialética e da pesquisa bibliográfica-documental. Nos últimos vinte anos, a educação tem sofrido transformações por meio de reformas que atendem ao ideário neoliberal, que concebe a educação como instrumento de superação da crise econômica. Nesse contexto, o estudo desenvolve-se em torno dos organismos multilaterais e suas recomendações no âmbito da educação. Visto que, as diretrizes desenvolvidas por esses organismos estão em conformidade com seus interesses, nesse sentido eles patrocinam e financiam diversos encontros internacionais para a consolidação da Educação para Todos (EPT), a exemplo da Declaração de Jomtien (1990), a Declaração de Nova Delhi (1993) e ao Marco de Ação de Dakar (2000). O papel dessas conferências é direcionar os novos rumos da educação através das suas diretrizes e viabilizar as reformas educacionais que efetivem tais diretrizes. Para tanto, as políticas educacionais e o sistema de avaliação são entendidos como os instrumentos necessários para atender as reformas educacionais estabelecidas pelo Preal e o Prelac. Após analisar os documentos, podem-se apontar os principais impactos das diretrizes na rotina escolar que são: a padronização, resultados por desempenho, a concorrência entre desenfreada, a meritocracia, o falseamento dos resultados e a inclusão excludente. Assim, concluí-se que, apesar dos avanços já alcançados, ainda há muitos desafios a serem superados para garantir que haja uma verdadeira inclusão educacional e de qualidade, visto que o que temos é uma educação subserviente, servindo ao propósito do capital.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência