AS METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Resumo
1.INTRODUÇÃO E QUESTÃO NORTEADORA: O desenho do modelo de ensino tomando como base a lógica metodológica ativa visa uma aprendizagem por parte do discente em grau de autonomia e participação na construção de seu próprio conhecimento. A questão levantada é: qual o efeito dessa autonomia e participação no ensino de Orçamento Empresarial na Universidade Federal do Ceará? 2. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO: Dada a singularidade do ambiente de pesquisa, trata-se de um estudo de caso cuja captura de dados foi concentrada na observação do tipo participativa por ocasião das aulas em sala nos semestres 2019.1 e 2019.2 no turno diurno nas terças e quintas feiras. O instrumento de registro foi o bloco de campo cujo teor foi submetido ao tratamento analítico com base na análise de conteúdo e contrastado com as mensurações de rendimento efetuadas pelo professor da disciplina. Os sujeitos de pesquisa foram todos os discentes devidamente matriculados nos referidos semestres. Para validar os dados, recorreu aos pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade e o próprio docente responsável pela disciplina. 3. ANÁLISE DOS RESULTADOS: Os achados não se perfilaram claros. Dos 55 discentes cerca de 60% não se constatou autonomia embora a participação tenha sido ativa. 12 alunos não tiveram participação nenhuma, mas apresentaram iniciativas interessantes na construção de mini cases e "position papers". O restante, 18,2%, não evidenciaram autonomia e a participação nas atividades fincaram abaixo do satisfatório. 4. REFLEXÃO FINAL: Os instrumentos metodológicos ativos se delinearam aquém do satisfatório no alcance da aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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