AS MÍDIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS FORMATIVAS NO ENSINO DE CARDIOLOGIA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Isabella Cabral Marinho Plens
  • Sandra Nívea dos Reis Saraiva Falcão
  • João Marcelo Gomes Botelho
  • Ricardo Pereira Silva

Resumo

Introdução: A partir da influência de um paradigma mecanicista na educação, a formação médica tem sido pautada em metodologias tradicionais de ensino, nas quais o conhecimento é adquirido de maneira passiva. Na contemporaneidade, a discussão sobre inclusão de metodologias ativas e mídias digitais nesse âmbito têm alcançado significativa expressividade. Com essa compreensão, aplicou-se a utilização de recursos comunicativos online visando dinamizar o processo de aprendizagem e aproximar a relação discente, monitor e docente. Objetivos: Relatar percepção de monitora de Cardiologia acerca de mídias digitais como ferramenta pedagógica nessa área clínica. Metodologia: Duas principais atividades de ensino foram organizadas no ambiente virtual: conferências online através do aplicativo Go To Meeting e discussão de casos clínicos em aplicativo de mensagens instantâneas, o WhatsApp. As conferências online consistiam em explanação teórica com projeção de slides para alunos, abordando temas que geravam mais dúvidas. Durante explanação teórica, disponibilizou-se aba de chat para comunicação e, após término da atividade, foi enviado link com a conferência gravada para que pudesse ser reassistida. Já a discussão virtual de casos clínicos ocorria de modo que dados eram acrescentados ao caso à medida que perguntas chaves eram respondidas, estimulando a construção do raciocínio com a progressão da discussão. Resultados: As ferramentas digitais mostraram-se positivas por possibilitar o acesso discente ao conteúdo em momento individual oportuno, o que é de grande relevância em um curso de carga horária extensa. Ademais, notou-se maior integração entre alunos, monitora e professora devido à facilidade comunicativa intrínseca à web. Conclusão: Frente à diversidade de espaços virtuais que favorecem a troca de conhecimento, nota-se a importância da adoção, por parte de docentes e participantes do Programa de Iniciação à Docência, do uso de tecnologias para dinamizar o processo de ensino.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência