ASPECTOS LÚDICOS NO ENSINO DE ITALIANO LE: JOGOS, BRINCADEIRAS E OUTROS ARTIFÍCIOS NAS AULAS DE MONITORIA

Autores

  • Clysnaya Oliveira Vasconcelos
  • Fernanda Suely Muller

Resumo

O projeto Monitoria de língua e cultura italiana (I a IV), integrante do Programa de Iniciação à Docência (PID- UFC) e desenvolvido junto ao Departamento de Letras Estrangeiras (DLE), tem o escopo prioritário de dar suporte ao aprendizado dos alunos regularmente inscritos no curso de Letras – Português/Italiano, nos semestres iniciais. Além da importante assistência pedagógica discente, o projeto de monitoria em tela tem o mérito de fomentar o rendimento acadêmico do aluno nas disciplinas correlacionadas de língua estrangeira e, ainda, contribuir para a diminuição dos índices de abandono do curso. Em contrapartida, para o discente que atua como bolsista, o projeto se constitui como um espaço singular de laboratório de prática de ensino, fundamental para o futuro professor em formação. Tendo em vista a relevância do projeto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns resultados obtidos através do emprego de materiais e atividades lúdicas no aprendizado de uma língua estrangeira, durante as aulas realizadas na monitoria. A Monitoria em Língua Italiana, durante o ano letivo de 2019, foi realizada em dois encontros semanais, às segundas e quartas-feiras, com duração de duas horas por dia. Para manter os alunos cada vez mais interessados e dinâmicos, optamos pela utilização de materiais lúdicos, como jogos, pequenas competições e músicas, que contemplassem os assuntos a serem reforçados, proporcionando, assim, uma maior imersão na língua, bem como o engajamento e comprometimento dos discentes nas atividades. Como resultado direto desta ação desenvolvida no âmbito da Monitoria, podemos citar a permanência dos alunos envolvidos pelo projeto na UFC e sublinhar o bom desempenho que o público-alvo tem apresentado nas aulas regulares da graduação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência