ATIVIDADE DE ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Autores

  • Sarah Nidia Costa de Lima
  • Ana Paula de Medeiros Ribeiro

Resumo

O Programa de Iniciação à Docência (PID), no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, colabora de forma significativa para a nossa formação como futuros docentes, uma vez que, a experiência de ser monitor de uma disciplina em um curso de Licenciatura, nos permite participar, mais de perto, de como ocorre a prática docente. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de relatar a atividade de análise do livro didático, no eixo da oralidade, elaborada na disciplina de Ensino de Língua Portuguesa, no semestre 2019.1. Tal relato caracteriza-se metodologicamente como uma abordagem sobre a atividade referida focalizando na sua importância e na metodologia utilizada pela professora da disciplina. Foi possível observar que a estratégia utilizada pela professora de trabalhar o eixo da oralidade, de modo geral, consistiu em apresentar os conteúdos teóricos aliados à prática. Especificamente para a atividade relatada, a professora preparou um roteiro, que auxiliou os alunos, e se dividia em três etapas: contextualização; discussão das ideias e preparação para o trabalho escrito, o qual foi a elaboração de um parecer técnico sobre o livro didático de português analisado pelos estudantes. A atividade foi bastante proveitosa para a formação dos futuros pedagogos, pois realizando a análise do Livro Didático de Português, os alunos resgatavam os conhecimentos discutidos sobre as teorias e fundamentos legais. Os estudantes percorreram um caminho reflexivo para elaborar o texto analítico das obras, o que lhes auxiliou no pensar sobre diversas questões subjacentes, tais como a responsabilidade dos professores na escolha do livro didático e o seu trabalho cotidiano com esse recurso, observando a necessidade de planejar estratégias que trabalhem a oralidade além das atividades expostas no material, como forma de complementar o conteúdo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência