ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO FORMA DE APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR

Autores

  • Jose Yuri Gomes da Silva
  • Rafael Guimarães Gomes Silva
  • Itayguara Ribeiro da Costa
  • Denise Cavalcante Hissa

Resumo

Como parte do tripé universitário - ao lado da pesquisa e do ensino -, as atividades de extensão fomentam a participação das universidades como ferramenta de transformação social, além de serem caracterizadas como o retorno dos investimentos públicos nas instituições para a sociedade. Dentre os vários tipos de extensão universitária, está a prática de divulgação científica, que consiste na adequação dos conteúdos acadêmicos, para que sejam compreendidos pela população em geral, que não domina os termos utilizados nos artigos de comunicação científica. Durante o processo de criação de atividades de divulgação científica, torna-se necessário a delimitação do público alvo e o tipo de abordagem a ser utilizada, visto que os termos, embora simplificados, precisam se adequar à variáveis como idade e condição social dos indivíduos alcançados. Para que o aluno consiga montar efetivamente uma apresentação de divulgação científica, o mesmo precisa estudar o assunto de forma suficiente a adequá-lo a diferentes públicos, deste modo, a elaboração de apresentações de divulgação científica pode atuar auxiliando na aprendizagem do próprio aluno divulgador. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver junto com o professor projetos de divulgação científica como forma de facilitar a aprendizagem dos conteúdos teóricos-práticos da disciplina de Biologia Celular para os alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. Com o auxílio do monitor, os alunos confeccionaram lâminas relacionadas ao tema de seus projetos e apresentaram seus trabalhos para crianças entre 6 e 10 anos, com o auxílio de cartazes, modelos didáticos e microscópios. As apresentações ocorreram em dois eventos distintos, o “Povo com Ciência”, evento de extensão organizado pelos alunos de Biologia da UFC, e o “Auê Feira”, de iniciativa não ligada à universidade. A realização da atividade surtiu efeitos positivos no aprendizado dos estudantes, que demonstraram entusiasmo durante os eventos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência