ATIVIDADES E COMUNICAÇÃO EXTRACLASSE NA MELHORIA DO RENDIMENTO DOS ESTUDANTES DE MELHORAMENTO VEGETAL

Autores

  • Antonio Lucas Aguiar Lobo
  • Júlio César do Vale Silva
  • Candida Herminia Campos de Magalhaes Bertini

Resumo

Para boa formação profissional dos estudantes universitários é necessária assiduidade às aulas e comprometimento com as disciplinas. Isso porque a grande maioria das disciplinas possui assuntos específicos e, muitas vezes, o estudo individualizado pode ser dificultado, sendo necessário alguém para esclarecer as dúvidas extraclasse. Assim, o trabalho do monitor é essencial para tornar mais fácil o entendimento dos conteúdos, seja com aulas de revisão, tira-dúvidas ou simplesmente direcionando materiais didáticos que viabilizam o esclarecimento sobre assuntos contemplados em sala de aula. Dessa forma, este trabalho buscou analisar o quanto as atividades da monitoria foram importantes para melhorar a compreensão dos estudantes sobre os assuntos da disciplina e, por conseguinte, o rendimento. Durante o primeiro semestre de 2019 foram realizadas aulas de revisão antes de cada avaliação parcial com os seus respectivos conteúdos. Após essas aulas, o monitor permanecia em sala para esclarecer dúvidas específicas de cada estudante com o intuito de torná-los mais preparados para as avaliações. Visando estreitar ainda mais a comunicação com os mesmos, foi criado, por iniciativa do monitor, grupo no Whatsapp para a troca de informações mais rápida e eficiente. Nesse grupo também haviam postagens (vídeos, reportagens, etc.) de assuntos sobre Melhoramento Vegetal. Ao final do semestre foi realizada uma enquete, sobre o desempenho individual de cada um e o quanto as atividades realizadas pelo monitor foram importantes nesse processo ensino-aprendizagem. A avaliação foi bastante positiva por parte dos estudantes, tanto no que diz respeito às aulas de revisão que antecederam as avaliações, quanto a forma de comunicação estabelecida pelo monitor. Notou-se ainda que o rendimento dos estudantes melhorou em relação a turmas anteriores, com maior proporção de aprovação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência