ATLAS ELETRÔNICO DE HISTOLOGIA ANIMAL: FACILITANDO A COMPREENSÃO DA FORMA E FUNÇÃO NOS ANIMAIS

Autores

  • Matheus Calixto Saldanha
  • Talita Barbosa de Oliveira
  • Jose Roberto Feitosa Silva

Resumo

Em disciplinas de histologia, seja vegetal ou animal, há, em geral, uma maior dificuldade dos alunos associarem o conteúdo teórico com as aulas práticas de microscopia, onde há necessidade de reconhecimento das variedades teciduais. Em auxílio a essa identificação, um importante material didático, porém nem sempre procurado ou utilizado pelos alunos, são os atlas de histologia, que de modo geral apresentam uma ampla variedade de desenhos, fotomicrografias e eletromicrografias, com textos explicativos. Como proposta para auxiliar os futuros alunos da disciplina Histologia Animal, confeccionamos um atlas de histologia eletrônico, a partir do laminário utilizado pelos próprios alunos, contendo também textos explicativos com orientações para facilitar a interpretação da variedade tecidual em cada fotomicrografia. Tendo como objetivo facilitar o entendimento dos futuros alunos durante as aulas práticas e nos estudos, o projeto foi criado visando diminuir as principais dificuldades dos estudantes durante as aulas, já que os atlas disponibilizados não abordam diretamente os tecidos utilizados na disciplina e não comparam com outros animais. Para isto, a primeira etapa do projeto consistiu em elaborar fotomicrografias, a partir do laminário disponível, criando um acervo para todos os tecidos. A segunda etapa baseou-se em criar textos curtos, porém explicativos e de fácil compreensão, para cada fotomicrografia, levando em consideração as dificuldades de entendimento pelos alunos durante o período de monitoria em aulas práticas. Para finalizar a confecção, o atlas foi organizado e editado, sendo separado em seções de sistemas, órgãos e tecidos, além de indicar a espécie animal. O atlas foi disponibilizado virtualmente para os alunos da disciplina junto a um questionário com questões de avaliação do material e sua aplicabilidade para otimizar o aprendizado do conteúdo em um contexto da diversidade animal.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência