ATUALIZAÇÃO DA FICHA CLÍNICA PERIODONTAL COMO FERRAMENTA FACILITADORA DE ALIMENTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

Autores

  • Luana Pinheiro Guerra Fontoura
  • Rosimary de Sousa Carvalho
  • Paula Ventura da Silveira
  • Pamela Pessoa Maia dos Santos
  • Lidiany Karla Azevedo Rodrigues Gerage
  • Ricardo Souza Martins

Resumo

A doença periodontal caracteriza-se como uma infecção crônica que altera as estruturas de suporte do dente. O diagnóstico, o tratamento, os fatores de risco associados e a progressão da doença, são fatores importantes a serem analisados e acompanhados, o que ocorre através dos registros em prontuários dos pacientes. O interesse em implantar prontuários eletrônicos na área de periodontia tem sido alvo para as instituições de ensino em odontologia nos últimos anos. Encontra-se em processo de implementação um software odontológico periodontal empregado nas clinicas do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, tendo em vista suas diversas vantagens quando comparado ao uso do prontuário clínico tradicional. A alimentação do prontuário eletrônico ainda é um desafio ao acadêmico de Odontologia da UFC, e este processo, devido às recentes mudanças das classificações das doenças periodontais de 2018, tornou-se ainda mais desafiador. Diante disso, surge a necessidade da atualização da ficha clinica periodontal, como ferramenta facilitadora de alimentação do prontuário eletrônico. Ademais, o objetivo do preenchimento da ficha clínica em formato físico antes do meio eletrônico é possibilitar anotação no momento da anamnese e da realização de exames, e facilitar o preenchimento do prontuário eletrônico posteriormente. A ficha clínica é composta por histórico médico e odontológico, quadros para anotar os resultados do exame periodontal simplificado e índice de placa, periograma e espaços para diagnósticos com legendas para auxílio em caso de dúvida e, por fim, diagnóstico e plano de tratamento. Após o correto preenchimento deste documento físico odontolegal, o aluno está mais apto e seguro a compilar os dados ao prontuário eletrônico. Como conclusão da implantação desta metodologia, observa-se que os alunos conseguiram desenvolver os atendimentos sem intervenção do professor, obtendo fichas clínicas bem preenchidas e diagnósticos corretos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência