ATUALIZAÇÃO DO ATLAS DE HEMATOLOGIA PARA COMPLEMENTAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA

Autores

  • Adriano Evangelista Maia
  • Romélia Pinheiro Gonçalves
  • João Victor de Melo Cândido
  • Thaynara Carvalho de Freitas
  • Nayara Silva Lima
  • Alcinia Braga de Lima Arruda

Resumo

Na hematologia, a análise de lâminas contendo distensão sanguínea é de fundamental importância para o diagnóstico de doenças. Durante a realização do curso de Farmácia, os alunos são capacitados na identificação e reconhecimento das células sanguíneas do adulto normal, e neste processo, nas aulas práticas, são utilizadas lâminas contendo distensões de sangue e um atlas. No que se refere ao sangue de neonatos, há uma dificuldade maior no estudo e reconhecimento das células destes, porque esse assunto é pouco explorado na rotina da disciplina. Diante disso, este trabalho teve como objetivo atualizar o atlas já produzido para a disciplina de hematologia básica, do curso de Farmácia, com um capítulo especial contendo informações e fotos reais de lâminas de sangue de neonatos. Para tanto, foram utilizadas lâminas de neonatos apresentando células normais e/ou alteradas, destas foram tiradas fotos e nestas foram anexadas explicações próprias e comparadas com os achados presentes em indivíduos adultos. Este novo atlas também continha informações a respeito das práticas desenvolvidas nas aulas e notas de rodapé que identificava cada célula e comparava-as umas com as outras nos aspectos morfológicos. Como resultado, obteve-se um material com diversas alterações que normalmente não aparecem em adultos normais como presença de metamielócitos e policromasia, além de alterações comuns em neonatos, mas que não configuram achados sugestivos de alguma patologia sanguínea. Com isso, concluiu-se que houve um aprofundamento nos conhecimentos dos discentes que ao final do semestre, conseguiram reconhecer novas células que, normalmente, não estão presentes nas amostras de sangue de indivíduos adultos. Ademais, verificou-se que o atlas tem potencial como insumo para as próximas turmas, bem como, pode servir como um protótipo para aliar mais conhecimentos e informações acerca de outros temas relevantes para disciplina.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência