ATUALIZAÇÃO DO ATLAS DE HEMATOLOGIA PARA COMPLEMENTAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA
Resumo
Na hematologia, a análise de lâminas contendo distensão sanguínea é de fundamental importância para o diagnóstico de doenças. Durante a realização do curso de Farmácia, os alunos são capacitados na identificação e reconhecimento das células sanguíneas do adulto normal, e neste processo, nas aulas práticas, são utilizadas lâminas contendo distensões de sangue e um atlas. No que se refere ao sangue de neonatos, há uma dificuldade maior no estudo e reconhecimento das células destes, porque esse assunto é pouco explorado na rotina da disciplina. Diante disso, este trabalho teve como objetivo atualizar o atlas já produzido para a disciplina de hematologia básica, do curso de Farmácia, com um capítulo especial contendo informações e fotos reais de lâminas de sangue de neonatos. Para tanto, foram utilizadas lâminas de neonatos apresentando células normais e/ou alteradas, destas foram tiradas fotos e nestas foram anexadas explicações próprias e comparadas com os achados presentes em indivíduos adultos. Este novo atlas também continha informações a respeito das práticas desenvolvidas nas aulas e notas de rodapé que identificava cada célula e comparava-as umas com as outras nos aspectos morfológicos. Como resultado, obteve-se um material com diversas alterações que normalmente não aparecem em adultos normais como presença de metamielócitos e policromasia, além de alterações comuns em neonatos, mas que não configuram achados sugestivos de alguma patologia sanguínea. Com isso, concluiu-se que houve um aprofundamento nos conhecimentos dos discentes que ao final do semestre, conseguiram reconhecer novas células que, normalmente, não estão presentes nas amostras de sangue de indivíduos adultos. Ademais, verificou-se que o atlas tem potencial como insumo para as próximas turmas, bem como, pode servir como um protótipo para aliar mais conhecimentos e informações acerca de outros temas relevantes para disciplina.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.