AULAS EXTRAS COMO MECANISMO DE MELHORIA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DA DISCIPLINA CONSTRUÇÕES RURAIS

Autores

  • Joao Victor Barbosa da Silva
  • José Antonio Delfino Barbosa Filho
  • Jose Antonio Delfino Barbosa Filho

Resumo

A disciplina de Construções Rurais tem por objetivo transmitir aos alunos os conhecimentos gerais das técnicas indispensáveis à elaboração de projetos agropecuários. Durante os semestres são abordados tópicos como, a importância do estudo das construções rurais, materiais de construção, esforços estruturais, argamassas, concretos (simples e armado), tipos de fundações, pilares, alvenarias e tipos de cobertura (telhados). Os métodos de avaliação empregados se constituem da aplicação de duas avaliações parciais e da entrega de um relatório final, onde neste os alunos deverão acompanhar, por meio de visitas, uma obra de pequeno porte em construção. Observando o desempenho dos estudantes nos semestres anteriores notou-se que, dentre os métodos de avaliação mencionados, os mesmos tinham mais dificuldade na segunda avaliação parcial e na elaboração do relatório final, isso em virtude da parte de cálculo da segunda metade da disciplina ser maior e pela falta de organização na montagem e entrega do relatório. Assim, a proposta durante o período da monitoria (2019) foi a de ministrar aulas extras aos estudantes para suprir as deficiências dos mesmos nestas etapas consideradas mais criticas. As aulas extras foram ministradas logo após o término do conteúdo programático, o que tornou possível a avaliação do desempenho dos alunos após a realização da segunda avaliação parcial e da entrega do relatório final. Como resultados pode-se observar que houve uma significativa melhora nas notas dos estudantes, principalmente no relatório final.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência