AULÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: FARMACOCINÉTICA E FARMACODIN MICA COMO CONTEXTO PARA AULA DE BIOLOGIA E QUÍMICA

Autores

  • Francisco Ildelano da Costa Silva
  • Claudio Henrique Dahne de Souza Filho
  • Thalia Siebra da Silva
  • Enock Lee Rodrigues Braga
  • Victor Percivo Rodrigues
  • Alex Xavier Santiago da Silva

Resumo

A Farmacologia é a ciência que estuda a ação de moléculas com capacidade terapêutica nos sistemas biológicos e se apresenta com uma abordagem complexa, a qual necessita de uma compreensão prévia em outros saberes como os ligados à química e à biologia. Portanto, abordagens de farmacocinética e da farmacodinâmica se mostram como ferramentas interessantes na construção de um conhecimento interdisciplinar envolvendo as áreas supracitadas. O objetivo do trabalho foi descrever a experiência de acadêmicos professores de um cursinho pré-vestibular na construção de uma aula interdisciplinar. Trata-se de um relato de experiência visando demonstrar o potencial da farmacologia como contexto para aulas de Ciências da Natureza. Foram utilizados como elementos centrais da aula o Ácido Acetilsalicílico (AAS) e a Barreira Hematoencefálica (BHE). Para a abordagem biológica foram utilizadas explicação sobre inibição enzimática, virologia, coagulação sanguínea e funções da BHE. Quanto em relação ao conteúdo de química da aula foi realizada uma abordagem sobre grupos funcionais, reações químicas, reações de fase I e fase II do metabolismo de fármacos, toxicidade e natureza da molécula. Como resultado, pôde-se perceber uma melhor adesão dos estudantes, visto que passaram a ver uma aplicabilidade referente aos assuntos que estudam no ensino médio. Percebeu-se ainda que a interação entre os estudantes e a participação na aula se apresentaram bem mais intensas em decorrência dessa abordagem. Conclui-se que a contextualização é ferramenta útil tanto na formação de um conhecimento interdisciplinar como na elaboração de aulas mais dinâmicas e que tragam um conhecimento aplicável na prática.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência