AVALIANDO O AVALIAR: O USO DE DIFERENTES FORMAS DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE BASES NEUROFISIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO HUMANO.
Resumo
As avaliações do rendimento dos estudantes permitem verificar se os objetivos propostos por uma determinada disciplina foram atingidos. Tais avaliações costumam ser de apenas uma modalidade por disciplina, entretanto cada modalidade busca avaliar competências e habilidades profissionais diferentes. Diante disso, a disciplina Bases Neurofisiológicas do Comportamento Humano propõe três formas diferentes de avaliação, e espera-se analisar essas avaliações levando em consideração a relação com as competências e habilidades do psicólogo, assim como o rendimento dos alunos. Para isso, as avaliações foram descritas conforme as competências e habilidades do psicólogo estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no Plano Político Pedagógico do curso, ressaltando os objetivos e a ementa da disciplina. Além disso, o índice quantitativo do rendimento dos alunos foi verificado em cada forma de avaliação. Assim, foi possível perceber que diversas competências são contempladas na disciplina, como: avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais e apresentar trabalhos e discutir ideias em público. Tais competências são apoiadas nas habilidades de: levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos e outras fontes especializadas; ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia e analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais. Ademais, os estudantes obtiveram melhores médias na análise de artigo científico (9,0), seguida pelos seminários (8,7) e, por último, nas provas escritas (6,9). Portanto, a disciplina propicia ao aluno certas competências e habilidades necessárias ao psicólogo, com avaliações coerentes com os assuntos abordados e com os diferentes métodos de estudo dos alunos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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