AVALIAÇÃO ACERCA DA CAPACIDADE DOS ALUNOS EM APLICAR CONHECIMENTOS DA ANATOMIA NA PRÁTICA DA CLÍNICA MÉDICA

Autores

  • Leonardo Vasconcelos Abreu
  • Álvaro Rolim Guimarães
  • Bernardo Chaves Lima
  • José Victor de Vasconcelos Coelho
  • Jose Ricardo Sousa Ayres de Moura

Resumo

Introdução: A avaliação acerca da capacidade dos alunos em aplicar conhecimentos da anatomia na prática da clínica médica é fundamental para analisar a eficiência do ensino dessa disciplina. Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos de usar conhecimentos adquiridos na anatomia em situações de vivência clínica. Metodologia: Foi aplicado, por meio do “Formulários Google”, um questionário de 10 questões para os alunos do 5º ao 8º semestre (Ciclo Clínico) do curso de Medicina do campus do Porangabussu da Universidade Federal do Ceará, excluindo os alunos que foram monitores de Anatomia Humana. Tais questões abordavam assuntos relacionados com a vivência clínica em que era importante o raciocínio baseado nos conhecimentos adquiridos em anatomia humana, contemplando conteúdo abordado nos módulos Sistema Locomotor, Sistema Nervoso, Sistema Cardiorrespiratório, Sistema Digestório e Sistema Genitourinário. Em relação às perguntas, foram aplicadas duas questões por tema, todas possuindo quatro itens, sendo somente um verdadeiro. Após a aplicação do questionário, foi analisado a porcentagem de acertos por tema. Resultados: A porcentagem de acertos por cada módulo foi: Sistema Nervoso - 56%; Sistema Locomotor - 59%; Sistema Digestório - 63%; Sistema Cardiorrespiratório - 86% e Sistema Genitourinário - 90%. Conclusão: Com a pesquisa realizada, foi possível identificar conteúdos em que os alunos, de maneira geral, possuem maior dificuldade de utilizar conhecimentos de anatomia humana em situações clínicas. Os piores rendimentos foram com perguntas sobre os módulos Sistema Nervoso, Sistema Locomotor e Sistema Digestório. Por outro lado, os resultados nos módulos Sistema Cardiorrespiratório e Sistema Genitourinário foram bastante elevados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência