AVALIAÇÃO DA AUTOPERCEPÇÃO DOS ALUNOS MATRICULADOS NO MÓDULO ABS1 ACERCA DA EVOLUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO SOBRE OS ASSUNTOS ABORDADOS NO MÓDULO

Autores

  • Joaquim Tavares Braga Neto
  • Arthur Silva de Souza
  • Francisco Túlio de Amorim
  • Virginia Oliveira Fernandes

Resumo

INTRODUÇÃO: A disciplina Atenção Básica à Saúde busca proporcionar aos alunos recém ingressos no curso de medicina o entendimento de conceitos relacionados ao processo saúde-doença, ao funcionamento e princípios do SUS, à atenção primária à saúde e ao processo histórico da construção das políticas públicas de saúde. Além disso, proporciona aos alunos contato direto com as Unidades Básicas de Saúde e com a rotina de trabalho das equipes de saúde da família através das visitas domiciliares. Os métodos utilizados sempre buscam incentivar os alunos à participação ativa através do estímulo aos debates em sala de aula, apresentação de seminários e confecção de portfólios sobre as atividades externas. OBJETIVO Analisar a autopercepção dos alunos acerca da evolução dos seus conhecimentos sobre os principais assuntos abordados na disciplina. METODOLOGIA Foi realizado um questionário para 80 alunos matriculados em ABS 1 no semestre 2019.1 sobre o conhecimento prévio e o adquirido ao final do módulo com as seguintes questões: 1. Conceituar Saúde e Doença. 2. Compreender o caráter multifatorial do processo saúde-doença. 3. Compreender o processo histórico da construção das políticas públicas de saúde. 4. Identificar as bases conceituais da Reforma Sanitária Brasileira. 5. Compreender os princípios da Atenção Primária à Saúde e ESF. 6. Compreender o papel da UBS no contexto do SUS. 7. Conhecer as práticas da atenção básica à saúde. 8. Identificar os princípios e diretrizes do SUS. As respostas foram classificadas nas seguintes categorias: ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. RESULTADOS: Foi constatada considerável evolução na autopercepção do entendimento dos alunos em todos os quesitos pesquisados. 82% das respostas foram ruim ou regular sobre os conhecimentos prévios e após o final do módulo as respostas ótimo ou bom predominaram com 74%. CONCLUSÃO: Constata-se, portanto, a eficácia do módulo ABS1 em proporcionar aos alunos o entendimento sobre os assuntos propostos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência