AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA DE OFTALMOLOGIA PARA O DESEMPENHO NO MÓDULO

Autores

  • Ana Carolina Parahyba Asfor
  • Jailton Vieira Silva

Resumo

INTRODUÇÃO: O perfil de modelos de ensino está cada vez mais diversificado de forma que se torna essencial investigar quais atividades são mais efetivas para o aprendizado dos alunos universitários. OBJETIVOS: Avaliar qual o perfil de atividades traz mais impactos para o desempenho dos alunos no módulo e a contribuição da monitoria para o ensino em oftalmologia. METODOLOGIA: Foi distribuído um questionário incluindo 4 questões coletado no dia a prova teórica da disciplina. Ao todo, 39 alunos o responderam. RESULTADOS: A primeira pergunta abordava a contribuição da atividade semanal virtual para o aprendizado em oftalmologia, 51% acreditaram contribuir muito, 28% pouco e 20% nada. Além disso, 3 alunos acrescentaram a observação de que não utilizavam a rede social (instagram) empregada nas atividades. A segunda pergunta abordava as aulas presenciais, 50% acreditou ter ajudado muito no desempenho, 42% pouco e 8% nada. A terceira questão dizia respeito ao papel da atividade de revisão, 72% responderam ter sido muito útil, 20% pouco e 8% nada. Por fim, a quarta questão dizia respeito a quanto a monitoria havia contribuído para o ensino de oftalmologia, 8% respondeu que não contribuiu nada, enquanto 56% muito e 36% pouco. Foram avaliadas as atividades virtuais e presenciais e não houve diferença representativa entre os alunos que gostaram muito de uma modalidade para outra, exceto para os alunos que não fazem uso da rede social. No entanto, quando o perfil da atividade é voltado para a sedimentação de conhecimentos ao longo do semestre ou para o auxílio na avaliação teórica há uma preferência pela atividade voltada para a prova final do bimestre. CONCLUSÃO: Desse modo, conclui-se que a monitoria trouxe impacto positivo no ensino do módulo e a principal contribuição para os alunos foi a revisão para a prova. Assim, as atividades ao longo do semestre para os próximos anos, seja pessoalmente ou virtualmente, devem ser mais voltadas para a prova teórica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência