AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE DISCIPLINA DE PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA UTILIZANDO A METODOLOGIA NET PROMOTER SCORE
Resumo
Nos últimos anos o setor elétrico tem passado por grandes transformações estruturais e tecnológicas. Esses fatores têm conduzido a reflexão da academia quanto a necessidade da evolução do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de engenharia elétrica. Ciente dessa nova demanda, o Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará aprovou a reformulação do projeto político-pedagógicos do curso (PPC). Dentre as mudanças propostas teve a criação de novas disciplinas, entre as quais a Disciplina de Laboratório de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência (PSE). Nos últimos anos, projetos de monitoria e de pesquisa e desenvolvimento proporcionaram o desenvolvimento e uso de novas ferramentas e plataformas computacionais modernas na disciplina de PSE. No entanto, o uso de novos recursos, equipamentos e ferramentas computacionais não garante a melhoria do processo de ensino aprendizado da disciplina. Dentro deste contexto, esse trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia de avaliação Net Promoter Score (NPS) e a ferramenta de Business Intelligence aplicadas para melhoria do processo de ensino aprendizado da disciplina de PSE. A metodologia proposta contemplou as seguintes etapas: realização de pesquisa para avaliação diagnóstica do perfil e do nível de conhecimento dos alunos; verificação da necessidade de adequações no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica, avaliar e aperfeiçoar a metodologia de ensino aprendizado aplicada na disciplina PSE. Como resultado desse trabalho foi possível fazer o levantamento das dificuldades dos alunos durante o semestre de 2019.1 e adaptar o conteúdo e a metodologia de ensino para o melhor aprendizado dos alunos. Além disso, o resultado da avaliação serviu de base para fortalecer a justificativa para inclusão de novas disciplinas no novo PPC do DEE. Portanto, a metodologia NPS mostrou-se uma ferramenta adequada para avaliação e melhoria do processo de ensino aprendizado nas instituições de ensino.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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