AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DAS AULAS DE REVISÃO PARA PROVA PRÁTICA DA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA HUMANA ATRAVÉS DA APLICAÇÂO DE GINCANA PRÉ E PÓS-TESTE

Autores

  • Carlos Victor Brasileiro Barbosa Guimaraes
  • Ariane Lima dos Santos
  • Jonatas da Silva Franco
  • Debora Castelo Branco de Souza Collares Maia

Resumo

Introdução: A realização de atividades interativas com os alunos, envolvendo metodologia ativa, como a confecção de gincanas, pode ser considerada uma ótima alternativa no processo ensino-aprendizado da microbiologia. Objetivos: O presente trabalho pretende avaliar a eficácia das aulas de revisão para prova prática do Módulo Relação Parasito-Hospedeiro, ministradas pelos monitores da disciplina, através da aplicação de uma gincana pré e pós-teste. Metodologia: Realizou-se a aplicação de uma gincana com perguntas referentes a imagens em microbiologia, para um total de 51 alunos do 3º semestre de medicina da UFC. A gincana foi realizada em dois momentos: antes e após a apresentação das aulas de revisão para prova prática, sendo comparados os resultados obtidos, com notas variando de 0 a 10. Resultados: Do total de 51 alunos que participaram da atividade, 47 (92,16%) obtiveram melhora da nota do pré para o pós-teste, enquanto os outros quatro (7,84%) mantiveram a nota. Dentre as notas do pré-teste, 11 ficaram abaixo da média (< 7 pontos). Já no pós-teste, esse número caiu para apenas duas notas abaixo da média. Além disso, observou-se que a nota média dos 51 alunos foi de 7,94 no pré-teste e de 9,31 no pós-teste, representando um aumento de 17,28% na nota final. Considerações Finais: Fazendo-se uma análise dos resultados obtidos, pode-se observar que houve uma melhora significativa do desempenho dos alunos quando comparados nos momentos pré e pós apresentação das atividades de revisão ministradas pelos monitores. Dessa forma, as aulas de revisão mostraram-se úteis para a fixação do conteúdo, aliadas à aplicação da gincana interativa, demonstrando que a metodologia ativa, com participação do aluno, apresenta eficácia no processo ensino-aprendizado em microbiologia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência