AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE AULA TEÓRICA DE REVISÃO, COMO ATIVIDADE DE MONITORIA, PARA A DISCIPLINA DE PARASITOLOGIA, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE PRÉ E PÓS-TESTE, PARA ALUNOS DA MEDICINA

Autores

  • Bianca Castro Martins de Oliveira Teofilo
  • Maria Isadora Moraes Bezerra
  • Matheus Chaves Vieira da Costa
  • Leonardo Miranda Lustosa
  • Amanda Laryssa Gomes do Nascimento
  • Vladimir Michailowsky Leite Ribeiro

Resumo

Introdução: O conhecimento da parasitologia, de fato, é de extrema importância para os estudantes de Medicina, tendo em vista o contato frequente que estes terão com tais doenças em seu cotidiano médico. Aliando isso à importância da iniciação à docência dos universitários, é válido analisar como a associação desses dois fatores é benéfica para a formação acadêmica e profissional. Objetivos: Analisar a importância de aulas teóricas de monitoria acerca dos assuntos do módulo. Comparar o conhecimento dos estudantes após a aula de monitoria em detrimento do obtido apenas com as aulas tradicionais. Metodologia: Aplicação de questionário, composto por sete questões, sobre dois agentes etiológicos e suas respectivas parasitologias (Doença de Chagas e Leishmaniose) para alunos do 3º semestre do curso de Medicina. Esse questionário foi aplicado antes da aula (AA) e pós-aula (PA) para parte das turmas que estavam cursando esse módulo nos períodos 2019.1 (39 alunos) e 2019.2 (24 alunos). Resultados: Assim como esperado, os alunos demonstraram maior conhecimento em relação ao conteúdo após a aula. Do total de 63 alunos que participaram da atividade, 53 (84,13%) obtiveram melhor nota PA em relação à AA, enquanto os outros dez (15,87%) mantiveram-na. Dentre as notas do pré-teste, 38 ficaram abaixo da média (< 7 pontos). Já no pós-teste, esse número regrediu para somente nove notas abaixo da média. Ademais, observou-se que a nota média dos 63 alunos foi de 5,7 no pré-teste e de 8,3 no pós-teste, revelando a eficácia do modelo implantado. Considerações finais: Tendo em vista o aproveitamento dos estudantes em relação à atividade de monitoria e a melhoria do desempenho destes em relação às questões, certifica-se que esta tem grande valor para o conhecimento desses alunos, por receberem outra abordagem como uma espécie de revisão, e para a iniciação à docência dos monitores, os quais ministram aulas com o fito de distribuir conhecimento e se preparar para o futuro como docente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência