AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA E PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM DIFERENTES ABORDAGENS EDUCATIVAS EM FARMACOLOGIA
Resumo
INTRODUÇÃO:Sabe-se que a mudança nos padrões culturais, com uso intenso das mídias sociais e Tecnologia Digitais de Informação, propicia uma alteração do pensamento na sociedade atual. Faz-se necessário um processo de obtenção do conhecimento que seja dinâmico e estimule o aluno, fazendo-o aplicar suas facilidades de acesso a informação em prol da construção do raciocínio. Nesse contexto, professores e monitores necessitam compreender como aplicar tais mudanças na prática de modo a beneficiar os estudantes, tornando seu conhecimento bem fixado. OBJETIVO: Comparar os resultados entre as notas obtidas a partir de atividades presenciais em formato expositivo e aquelas cujo aprendizado é baseado em problemas. METODOLOGIA:Foram realizadas duas monitorias com abordagens diferentes. A primeira, de cunho meramente teórico, caracterizou-se por explicação do conteúdo de farmacocinética. A seguir, foram avaliadas as respostas de um formulário online com 10 questões relacionadas ao tema. Para a segunda monitoria, a partir de problemas apresentados aos alunos foi conduzida uma discussão alunos-monitor, complementadas com explicações pelos monitores. A posterior, também foi enviado um formulário online com 10 perguntas relacionadas a farmacodinâmica. RESULTADO:Participaram das atividades 31 alunos de um total 34 regularmente matriculados. Na atividade tradicional, a média de acertos foi 7,9 com intervalo entre 4 a 10 pontos. Na avaliação do modelo tradicional de monitoria, 84% atribuíram nota 5; 13% como nota 4 e 3% como nota 2. Na atividade de cunho dinâmico, a média de acertos foi 8,2 variando entre 4 e 10. Cerca de 84% atribuiu 5 para a logística da monitoria, 10% como nota 4 e 6% como nota 3. CONCLUSÃOOs resultados mostraram uma efetividade semelhante, considerando a avaliação por média das perguntas. Cabe a realização de mais projetos de atualização da didática em sala de aula, em conjunto com os acadêmicos, com o intuito de tornar mais eficaz a sala de aula.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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