AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO APRENDIZADO TEÓRICO-PRÁTICO DE ALUNOS DA DISCIPLINA DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA

Autores

  • Ana Alicia Sales Ricardo
  • Fábio Wildson Gurgel Costa
  • Alynne Vieira de Menezes Pimenta
  • Sarah Posso Lima
  • Pedro Alves de Souza Neto
  • Lucio Mitsuo Kurita

Resumo

INTRODUÇÃO: A disciplina de Radiologia, do curso de Odontologia, tem como abordagem as técnicas e as características radiográficas das doenças que acometem o sistema estomatognático. O principal objetivo do monitor é facilitar o aprendizado, através de metodologias ativas que auxiliem na transmissão de conhecimento de forma horizontal, de acadêmico para acadêmico. Dentre tais atividades, podemos citar o auxílio semanal durante os atendimentos clínicos, realização de revisões do conteúdo teórico e esclarecimento de dúvidas. OBJETIVO: Avaliar a percepção dos alunos quanto à participação e efetividade dos monitores da disciplina de Radiologia nas atividades teórico-práticas. METODOLOGIA: Foi aplicado um questionário online, com perguntas objetivas e subjetivas, para os alunos cursando a disciplina no período de 2019.1, versando sobre a importância do monitor no desempenho clínico e teórico dos alunos. RESULTADOS: Todos os alunos classificaram a monitoria efetiva no desempenho e no manuseio de materiais e instrumentais na clínica de radiologia (100%). A maioria caracterizou a monitoria eficaz no que tange ao esclarecimento de dúvidas (96,2%) e relacionamento com os pacientes (90,9%). Além disso, uma parcela dos alunos (45,5%) pertencentes à turma que não teve acompanhamento de monitor nas clínicas semanalmente relatou que tal ausência interferiu na desenvoltura clínica. CONCLUSÃO: Os alunos da disciplina perceberam os monitores como facilitadores do conhecimento, além de imprescindíveis no processo ensino-aprendizagem. No entanto, ainda há algumas limitações nas atividades de monitoria, como a ausência de monitor em uma das turmas. Essas limitações devem ser consideradas e avaliadas, a fim de tornar o programa de iniciação à docência mais satisfatório.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência