AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE IMUNOPATOLOGIA
Resumo
INTRODUÇÃO. O ensino da imunologia na graduação é desafiador, a complexidade dos temas e falta de uma melhor estrutura laboratorial dificultam o aprendizado dos discentes e ocasiona, muitas vezes, em uma deficiência na interpretação de exames laboratoriais que impacta no exercício da profissão médica e gera custos mais elevados para o sistema de saúde público e privado. OBJETIVOS. Esse trabalho buscou avaliar a importância das aulas práticas na construção do conhecimento dos alunos de Medicina da Universidade federal do Ceará no ano de 2019 e a percepção desses sobre as metodologias utilizadas para contornar os desafios encontrados no ensino do módulo de Imunopatologia. METODOLOGIA. Para esse estudo foi realizado um questionário individual com perguntas objetivas sobre as metodologias realizadas durante o ano de 2019 acerca da importância das aulas práticas na construção do conhecimento, da preferência entre aulas práticas e teóricas e se o estudo de casos clínicos foi produtivo como estratégia para otimizar a interpretação de exames laboratoriais das principais patologias imunológicas. RESULTADOS. Ao todo, 71 discentes responderam ao questionário e 94.37% (67) afirmaram que as aulas práticas contribuíram para construção do seu conhecimento, 73.24% (52) preferem ter aulas práticas após as aulas teóricas, apesar de 56.34% (40) preferirem ter mais aulas teóricas que práticas. Já com relação ao uso de casos clínicos para o estudo da interpretação de exames laboratoriais, 87.3% (62) dos discentes gostaram dessa metodologia. CONCLUSÃO. Com esse trabalho podemos ratificar a importância das aulas práticas como ferramenta adicional para uma formação mais sólida em imunopatologia e perceber que o momento em que essa metodologia é inserida no cronograma, bem como a forma como é ministrada influencia na aceitação do método pelos discentes e nos seus resultados. Por fim, o uso de casos clínicos se mostrou uma excelente abordagem como ferramenta de construção de conhecimentoPublicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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