AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS SOBRE A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES BÁSICAS DA TÉCNICA CIRÚRGICA POR ACADÊMICOS DE MEDICINA
Resumo
A disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica tem como um de seus objetivos conferir ao acadêmico de medicina habilidades cirúrgicas básicas necessárias a qualquer médico generalista. Uma maneira de se fazer isso é por meio de atividades práticas que propiciam ao aluno o contato com técnicas e instrumentos cirúrgicos. Esse trabalho tem como principal objetivo analisar a influência das atividades práticas sobre a aquisição dessas habilidades segundo a percepção do acadêmico. Para isso foi aplicado um questionário aos alunos do quarto semestre do curso de medicina que cursaram a disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica no período 2019.2. Inicialmente indagou-se quantas atividades práticas o aluno participou durante o semestre, de um total de 12. Em seguida, elencou-se 10 ações para que o acadêmico atribuísse uma nota, de 1 a 5, sobre a sua segurança em realizá-las após passar pelo módulo, o que resultaria em uma nota máxima de 50 pontos. Por fim, perguntou-se em quais dessas habilidades as atividades práticas do módulo mais contribuíram. De um total de 59 questionários respondidos, 47 (79,7%) afirmam ter participado de todas as atividades, enquanto 12 (20,3%) participaram da maioria das atividades (7 a 11). A média dos pontos dos alunos que participaram de todas as atividades foi de 43,06, enquanto a dos que participaram de 7 a 11 práticas foi de 22,75. Realização de pontos simples em suturas foi a habilidade para a qual o módulo mais contribuiu, segundo os alunos, com 40 marcações (71,4%), enquanto o manuseio de seringas e agulhas foi a menos marcada, com 15 (26,8%). Percebe-se que estudantes que participaram de todas as práticas alegaram uma segurança bem maior em exercer habilidades cirúrgicas básicas do que aqueles que não participaram. Isso permite concluir que as atividades práticas da disciplina contribuem de forma positiva para a aquisição de habilidades cirúrgicas básicas, devendo ser incentivadas por parte de professores e monitores.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.