AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA DE PRÉ E PÓS TESTES ADOTADA EM MONITORIA DE ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE DO RECÉM-NASCIDO
Resumo
O módulo de Assistência Básica ao Recém-Nascido, vinculado ao Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina, objetiva capacitar o aluno ao manejo correto do atendimento ao recém-nascido normal e sua mãe na atenção primária à saúde. Visando o reforço de conhecimentos relevantes às ações básicas de prevenção de doenças e promoção de saúde, surge a Monitoria em Assistência Básica à Saúde do Recém-Nascido. Objetivos O objetivo deste trabalho é avaliar a metodologia adotada nas monitorias: realização de pré-testes, seguidos por exposição didática de assuntos componentes do plano de ensino, com posterior realização de pós-testes de estrutura idêntica aos pré-testes. Os testes são estruturados com questões de múltipla escolha, a serem respondidas por todos os alunos em folha de resposta padrão. Metodologia Buscando avaliar a eficácia das atividades, foram contabilizados os percentuais de acertos das questões dos testes e realizada a comparação entre eles, de modo a tornar mensurável a apreensão de informações debatidas durante os encontros. Resultados Foram analisados 946 questionários: 418 das monitorias do primeiro semestre e 528 do segundo semestre. Em relação às do primeiro semestre, foram obtidos os seguintes percentuais de acerto: 55,5%, 79,4% e 60,2% nos pré testes da primeira, segunda e terceira monitorias, respectivamente, em comparação a 91,4%, 82,2% e 84,3% nos pós testes. Já em relação às do segundo semestre, foram obtidos os seguintes percentuais: 56,1%, 51,8%, 64,9% e 39,1% nos pré-testes da primeira, segunda, terceira e quarta monitorias, respectivamente, em comparação a 90,4%, 85,71%, 76,87% e 63,04% nos pós-testes. Conclusão Comparando-se os resultados de pré e pós testes, observa-se ganho percentual de 23,9% em acertos nas do primeiro semestre e de 28% nas do segundo semestre. Tais dados revelam objetivamente a eficácia das monitorias, tendo em vista o maior número de acertos ao final das atividades.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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