AVALIAÇÃO DA MONITORIA ACADÊMICA DO MÓDULO DE CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA EM UROGINECOLOGIA, OBSTETRÍCIA E MASTOLOGIA DO CURSO DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Roberta Luana da Conceicao De Araujo Silva
  • Débora Flávia Barbosa Muro
  • Mayle Andrade Moreira
  • Simony Lira do Nascimento
  • Vilena Barros de Figueiredo
  • Patricia Moreira Collares

Resumo

Introdução: A monitoria possibilita ao aluno atuar como facilitador do processo de ensino-aprendizagem, sendo um ambiente de primeiro contato dos alunos com a docência. Além disso, permite ao discente monitor aprofundar conhecimentos inerentes às disciplinas. Objetivo: Avaliar a monitoria e o desempenho dos monitores no Módulo de Clínica Fisioterapêutica em Uroginecologia, Obstetrícia e Mastologia (CFUGOM). Metodologia: Estudo descritivo transversal, de abordagem quantitativa com aplicação de questionário eletrônico elaborado pelos próprios monitores utilizando a ferramenta Formulário Google e disponibilizada via redes sociais, no período de 18/11/2019 à 20/11/2019, para 35 alunos que cursaram o módulo de CFUGOM. O questionário continha 11 questões objetivas sobre a monitoria e o desempenho dos monitores. Entre as atividades desenvolvidas destacam-se a realização de estudos dirigidos, esclarecimento de dúvidas e abordagem de casos clínicos. Foi utilizada freqüência absoluta e relativa para análise dos dados. Resultados: Vinte e cinco discentes responderam o questionário, desses 48% afirmaram que a monitoria contribuiu bastante no processo de aprendizado e 92 % que as monitorias abordaram adequadamente os conteúdos teóricos. Em relação ao desempenho dos monitores, 88% avaliaram o comprometimento das monitoras como excelente e 80% afirmaram que as monitoras eram totalmente acessíveis. Os alunos afirmaram como excelente a resolução de dúvidas (84%), o auxílio nas atividades do módulo (76%) e a comunicação entre monitores e discentes (88%). Mais da metade dos alunos (60%) afirmaram que os monitores contribuíram para o aprendizado do módulo. Conclusão: De modo geral, os alunos afirmaram que a monitoria contribuiu no processo de ensino-aprendizagem e que os monitores obtiveram um excelente desempenho na realização das atividades desenvolvidas ao longo do módulo. Assim, a monitoria mostrou-se uma importante ferramenta pedagógica do módulo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência