AVALIAÇÃO DA MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE SUBJETIVIDADE III (COMPORTAMENTALISMO)

Autores

  • Bruno Teixeira Silva
  • Joao Gustavo Chaves Maia
  • João Aristide Tomaz de Almeida
  • Antonio Maia Olsen do Vale

Resumo

A presente pesquisa buscou avaliar se há diferença nas notas dos estudantes que participaram das monitorias em comparação com os estudantes que não participaram. Foram realizadas sessões de monitorias semanais que abordavam o conteúdo ministrado pelo professor na semana anterior. Nestas sessões, os estudantes eram instigados a responder questões-guia, produzidas pelo monitor com supervisão do professor orientador, e a sanarem suas eventuais dúvidas sobre o conteúdo. Foi feito o registro semanal dos estudantes que foram às monitorias e dividiu-se dois grupos distintos: os estudantes que não foram a nenhuma monitoria (n=16) e os estudantes que foram, no mínimo, para uma monitoria (n=23). Posteriormente registrou-se as médias das notas obtidas em prova, referente à primeira unidade da disciplina, para verificar se houve diferença entre os grupos. Foi feita uma análise estatística (teste t – amostras independentes) para verificar se essa diferença foi significativa. O grupo composto por estudantes que não foram a nenhuma monitoria apresentou média de 7,88. Enquanto que o grupo composto por estudantes que foram no mínimo a uma monitoria apresentou média de 9,4. Com base nas médias, a diferença entre os grupos apresentou-se estatisticamente significativa. Os dados estatísticos serão demonstrados em apresentação. Por fim, os resultados apontaram que a monitoria foi um suplemento relevante para o aprendizado do conteúdo requerido pela disciplina, atestando sobre sua importância para o processo de ensino e aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência