AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO CURSO DE MEDICINA NO MÓDULO DE IMUNOPATOLOGIA QUANTO AO MÉTODO DE AULA PRÁTICA EMPREGADO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
INTRODUÇÃO: A metodologia clássica de educação preconiza o ensino baseado em aulas teóricas, na qual a transmissão de conhecimento é passiva e a relação aluno-professor unilateral. A metodologia de aula prática surge como um importante facilitador do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que permite ao estudante ser agente ativo do processo de aprendizagem por meio de atribuições e competências específicas. Diante disso, foi realizada a atividade prática: Investigação Laboratorial da Inflamação, na qual os alunos organizaram um fluxograma de informações da relação médico-laboratório e discutiram um caso clínico relacionado. OBJETIVO: Avaliar o método de ensino empregado na primeira atividade prática do módulo de imunopatologia no terceiro semestre do curso de medicina. METODOLOGIA: Foi entregue para os alunos um questionário que possuía 6 tópicos, os quais abordavam pontos como a geração de uma melhor compreensão do assunto, contribuição para entendimento de problemas, alcance dos objetivos propostos, satisfação na metodologia utilizada, demonstração de conhecimento e esclarecimento de dúvidas por parte do monitor. Para quantificar a percepção dos discentes, foi utilizada uma escala de 1 a 5, que se refere ao grau de discordância ou concordância. RESULTADOS: Participaram da avaliação 68 discentes. Em média, cerca de 95% afirmaram “concordar fortemente” ou “concordar” quanto à importância da metodologia na promoção da aprendizagem e entendimento dos problemas, além da relevância do monitor para a execução da atividade ao compreender o conteúdo e esclarecer dúvidas. Em relação ao critério que questionava sobre o alcance dos objetivos de aprendizagem propostos, somente um aluno “discordou”. CONCLUSÃO: Diante dos resultados obtidos, foi possível destacar que a maioria dos discentes concordaram que a aula prática se configurou como um recurso válido e eficiente para a consolidação do conhecimento e que a relação aluno-monitor contribuiu nesse processo de aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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