AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA ACERCA DO ENSINO DA SEMIOLOGIA NA DISCIPLINA DE OTORRINOLARINGOLOGIA
Resumo
INTRODUÇÃO: O ensino da Semiologia na área de Otorrinolaringologia (ORL) requer dispositivos especiais, como otoscópio e espéculo nasal, muitas vezes só disponíveis aos alunos durante as aulas práticas da disciplina. Para aumentar o contato dos alunos com esses equipamentos foram realizadas atividades de monitoria sobre essa temática em horário extracurricular, no ambulatório de ORL. OBJETIVO: avaliar a percepção dos alunos de Medicina acerca do ensino Semiologia na disciplina de ORL. METODOLOGIA: Foi elaborado e distribuído aos alunos da turma B de 2019.2 um questionário semiestruturado baseado no modelo de avaliação do trabalho proposto por Kirkpatrick, na escala Likert, sendo indagado se as aulas práticas com os professores e as atividades de monitoria foram importantes para o aprendizado, se eles se sentiam mais seguros ao realizar o exame físico em ORL após essas atividades, e se as monitorias proveram conhecimento que não havia sido presenciado nas práticas com os professores. Incluiu-se ainda um item para que o aluno expusesse suas considerações acerca do ensino da Semiologia em ORL, caso desejasse. RESULTADOS: Todos os 44 alunos que cursaram a disciplina na turma B de 2019.2 responderam o questionário. A maioria concordou que as práticas com os professores e as monitorias foram importantes para o aprendizado (88,6% total, 4,5% parcialmente e 38,6% total, 25% parcialmente, respectivamente) e que se sentem mais seguros ao realizar o exame físico após ter participado nessas atividades (79,1% total/14% parcialmente e 30,2% total/20,9% parcialmente, respectivamente), porém discordaram que a monitoria trouxe conhecimentos que não haviam presenciado nas aulas práticas da disciplina (25% total/18,2% parcialmente). Os alunos consideraram que a disciplina necessita de mais práticas e sugeriram a incorporação de elementos audiovisuais. CONCLUSÃO: A adição das atividades de monitoria no ambulatório foi bem recebida, contudo é necessário aumentar o número de práticas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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