AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO À IMPORTÂNCIA E AO PERFIL DO MONITOR NA DISCIPLINA DE ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO
Resumo
Na disciplina de Alimentos e Alimentação do Departamento de Zootecnia, o foco dos monitores é auxiliar os alunos no aprendizado e na execução dos cálculos de rações, visando torná-los profissionais capacitados para atuarem no mercado de trabalho. Diante disso, o monitor aparece como membro de uma ação conjunta com os docentes da disciplina para fomentar o aprendizado e a formação dos discentes. Portanto, o objetivo neste trabalho, foi avaliar, através da visão dos discentes, a necessidade e a importância do monitor na disciplina e sua contribuição com o desenvolvimento acadêmico dos discentes. Foi realizada uma pesquisa através de um questionário elaborado no modelo Google Forms para verificar o andamento das atividades e avaliar a percepção que os alunos tinham dos monitores e da presente monitoria, além da sua real necessidade e da sua qualidade, bem como onde ela poderia ser melhorada. O questionário apresentava 10 perguntas e foi encaminhado para os discentes da disciplina, sendo obtidas 11 respostas. Observou-se que por volta de 73% dos discentes conheciam os serviços de monitoria que a disciplina oferecia e mais de 60% deles conheciam os dois monitores. Em relação ao auxílio da monitoria no aprendizado, mais de 80% atestaram o papel positivo da monitoria e reconheceram ter aprendido a formulação de ração com a ajuda dos monitores. Com relação a melhorias, os discentes sugeriram que houvesse maior disponibilidade de horário dos monitores fora do horário das aulas, bem como, maior presença dos mesmos durante as aulas ao longo do semestre, uma vez que nem sempre o monitor está presente na aula para tirar dúvidas. Dessa forma, constatou-se que a monitoria teve a sua importância reconhecida pelos discentes, porém deve ser reforçada a existência desse benefício durante as aulas, devendo o monitor ser solícito e proativo. Por fim, a monitoria conseguiu atingir o objetivo de incrementar o desenvolvimento do discente durante a disciplina.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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