AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM ANATOMIA DENTÁRIA NO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.
Resumo
O uso de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem em anatomia vem sendo estimulado para tornar mais dinâmica e interessante a identificação e memorização das estruturas anatômicas. Nesse intuito, a utilização do método de aprendizagem cooperativa, em que os participantes ajudam e confiam uns nos outros para atingir um objetivo definido, é uma ferramenta importante para a estimulação da aprendizagem. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar os benefícios da utilização de diferentes metodologias em anatomia dentária durante as atividades de monitoria da disciplina de Anatomia Bucofacial do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará no ano de 2019. Para isso, foram elaboradas atividades que estimulassem não só a percepção visual, como também a auditiva e tátil. Também foram apresentadas aos alunos ferramentas digitais como o software “Anatomy Learning”, além dos livros-textos, atlas e unidades dentárias, com o objetivo de estimular a compreensão do conteúdo e potencializar a habilidade de identificar as estruturas anatômicas dentárias. As atividades de monitoria consistiram, no primeiro momento, na estimulação da aprendizagem significativa por parte dos alunos onde o papel do monitor seria de tirar dúvidas que surgissem após a realização da aplicação da aprendizagem cooperativa entres os estudantes e o uso de tecnologia digital. No segundo momento, de forma tradicional, o mesmo conteúdo era abordado utilizando-se das unidades dentárias cadavéricas. A partir da aplicação de um questionário, verificou-se que para 75 % dos alunos, a utilização de novas metodologias associadas a técnica tradicional contribuem para aumentar a atenção e despertar o interesse durante as monitorias. Além disso, para 85% dos alunos a aprendizagem cooperativa e utilização de ferramentas digitais são uteis para estimulação do aprendizado.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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