AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM E DESEMPENHO EM FARMACOLOGIA GERAL
Resumo
INTRODUÇÃO: Os métodos de aprendizagem eficazes e corretos devem assegurar a aquisição e permanência do aprendizado (memorização), de forma a facilitar a aprendizagem subsequente (BOCK, 2001). Tal processo é indispensável quando se trata de uma matéria que converge ciências básicas e aplicadas como a Farmacologia Geral, cujo discente deve dispor de técnicas para compreender os princípios gerais, indicações terapêuticas, reações adversas e contraindicações. Portanto, o presente trabalho propõe analisar quais as técnicas de memorização e sua eficácia no processo ensino-aprendizagem de farmacologia. OBJETIVO: Conhecer as várias estratégias de memorização, investigar a importância dessas na aquisição de conceitos básicos e aplicados em Farmacologia Geral e a relevância de tais métodos no desempenho dos acadêmicos. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo exploratório e transversal, com abordagem quantitativa. A população compreendeu 70 estudantes do segundo semestre de Medicina e 30 do terceiro semestre de Fisioterapia no ano de 2019. Os dados foram coletados utilizando-se um questionário de 10 perguntas objetivas aplicadas e analisadas virtualmente pela plataforma online Google Forms. RESULTADO: De acordo com os dados obtidos, foi evidenciado que as principais técnicas de memorização utilizadas são: leitura (77,1%), ensinar os colegas (9,7%) e vídeo-aulas (7,6%); acrescidas de resumos (47,5%), exercícios (34,7%) e mapas mentais (9,3%). Ademais, observou-se que alunos que optavam pela leitura tiraram notas maiores do que esperavam (59,3%) em comparação aos alunos que utilizavam outros meios (40,7%). Outrossim, dentre os alunos que utilizavam resumos (50,8%) em detrimento de outros meios (49,2%), houve um desempenho melhor. CONCLUSÃO: O estudo realizado demonstra que a utilização de leituras, associada a resumos, têm sido o melhor método de aprendizagem e de melhora do desempenho dos discentes, permitindo que adquiram habilidades específicas e competênciaPublicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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