AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE REVISÃO DESENVOLVIDAS DURANTE AS MONITORIAS DE IMUNOLOGIA BÁSICA PARA O CURSO DE FARMÁCIA

Autores

  • Lana Andrade Lucena Lima
  • Thaís da Silva Moreira
  • Maria Letícia Nobre Assunção
  • Juliana Navarro Ueda Yaochite

Resumo

INTRODUÇÃO: A monitoria é uma atividade de docência desenvolvida por alunos que possui como objetivo de melhorar o processo de aprendizagem dos discentes da disciplina. Com o propósito de auxiliar no entendimento do conteúdo, e assim reduzir a complexidade das temáticas abordadas, foram realizados encontros semanalmente, assim como a aplicação de atividades contendo questões subjetivas nos encontros ocorridos antes de cada uma das três provas. O aluno que obteve um rendimento maior que o equivalente a 50% em cada atividade recebeu 0,25 pontos de bônus na terceira prova. OBJETIVO: Avaliar a contribuição das atividades realizadas antes das provas nas monitorias para os discentes de Imunologia básica no semestre 2019.2. METODOLOGIA: Aplicação de um questionário elaborado no Formulários Google que foi enviado aos alunos por meio de um grupo das redes sociais. O questionário continha 4 perguntas que podiam ser respondidas em uma escala de 1 (não contribuiu) a 5 (contribuiu muito). Dos 37 alunos que participaram do questionário, 14 (37,8%) afirmaram que as monitorias contribuíram de forma razoável para o aprendizado na disciplina, enquanto que 22 (59,5%) afirmaram que contribuíram muito. Com relação às atividades realizadas nas monitorias, 25 (67,6%) atribuíram a nota máxima à sua contribuição para o desempenho nas provas. No que se relaciona à frequência dos encontros, 22 (59,5%) consideraram os encontros semanais com nível de contribuição elevado para a facilidade na assimilação dos conteúdos. Ademais, 37 (100%) afirmaram que as atividades foram uma importante ferramenta de ensino e que deve ter continuidade nos próximos semestres, e foi sugerido que as mesmas poderiam ser mais interativas por meio da utilização de jogos. CONCLUSÃO: Pode-se considerar que tanto a monitoria como a realização de atividades de revisão, são importantes no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Imunologia Básica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência