AVALIAÇÃO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE TERMODINÂMICA E FUNDAMENTOS DE PROCESSOS NA ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Resumo
A disciplina de Termodinâmica e Fundamentos de Processos na Engenharia de Alimentos é ofertada aos alunos do segundo ano do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará. A disciplina objetiva a aplicação da termodinâmica nos processos da indústria de alimentos. A disciplina fornece ao aluno conhecimentos de termodinâmica, dos balanços de massa e energia e da psicrometria do ar-vapor de água. O presente trabalho objetiva conhecer e avaliar as dificuldades dos alunos com relação à disciplina. Foi aplicado um questionário no final de cada semestre letivo. Um total de 35 alunos matriculados responderam ao questionário, que correspondem a 40% do total de matriculados em 2019. Este continha 16 perguntas objetivas questionando os alunos sobre à disciplina e ao monitor. As perguntas versaram sobre o grau de dificuldade, tanto na disciplina quanto nas provas, a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos e importância do monitor. O questionário continha ainda uma questão subjetiva, onde os alunos tiveram a oportunidade de expressar as dificuldades e satisfação sobre a disciplina e do conteúdo abordado. Ao analisar as respostas, observou-se que 41% e 43% dos alunos acharam difícil ou ligeiramente difícil a disciplina e as provas, respectivamente. Quanto ao grau de satisfação em relação a disciplina 83% responderam que estão satisfeitos ou muito satisfeitos e 94% encontram aplicabilidade dos conteúdos abordados na engenharia de alimentos. Quanto ao grau de importância das aulas para o aprendizado 89% acham altamente importante. Apenas 44% procuraram o monitor, porém destes, 93,3% indicariam o monitor para outros colegas e 80% responderam que o monitor contribuiu para o esclarecimento das dúvidas. Conclui-se que os alunos do Curso de Engenharia de Alimentos veem aplicações dos conteúdos na área de atuação do profissional porém acham a disciplina difícil. Quanto à monitoria conclui-se que é ferramenta importante no aprendizado do aluno.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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