AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE SISTEMAS E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Resumo
No campo de atuação do arquiteto e urbanista, a obtenção de uma “consciência construtiva” é de fundamental importância para uma prática profissional mais consciente, que se aproprie das técnicas e elementos da construção de modo responsável, conciliando a etapa de projeto e suas possíveis consequências na etapa de execução. Nesse sentido, o objetivo das disciplinas de Sistemas e Materiais de Construção (SMC) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará consiste em introduzir os alunos à diversidade de materiais e sistemas voltados para a construção de edificações, considerando as etapas de fundação à cobertura, no primeiro semestre da disciplina (SMC1), e as etapas de acabamento, no segundo (SMC2). Atualmente, as disciplinas são desenvolvidas através de métodos variados para o ensino efetivo (visitas técnicas, seminários e memoriais descritivos/justificativos), porém, deve-se ressaltar a relevância (especialmente para disciplinas que tratam da tecnologia da construção) de experiências práticas que, por vezes, extrapolam o interior da universidade, além dos desafios que elas suscitam, tais como: disponibilidade das atividades apenas fora do horário de aula; ausência de equipamentos de proteção individual em visitas à obras para toda a turma; transporte para maiores deslocamentos, entre outros. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo levantar a experiência dos alunos no formato atual das disciplinas SMC1 e SMC2, bem como investigar soluções para possíveis dificuldades encontradas, através de uma pesquisa com formulário, compartilhado com as turmas de 2018 e 2019. Após a análise dos resultados dos formulários, espera-se que os aspectos positivos destacados continuem sendo enfatizados, e que as dificuldades sejam superadas mediante reflexão dos feedbacks coletados por parte da professora e dos monitores, de forma que o resultado final traga melhorias no aproveitamento e aprendizado das disciplinas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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