AVALIAÇÃO DAS VISITAS EM INSTITUIÇÕES HOSPITALARES PARA A CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO TEÓRICO
Resumo
A Farmácia Hospitalar é responsável por promover o cuidado farmacêutico e tem por finalidade garantir a qualidade da assistência prestada ao paciente. Tendo em vista a importância da atuação do Farmacêutico na instituição hospitalar, a disciplina de Farmácia hospitalar realiza visitas a instituições hospitalares tais quais: Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e Instituto do Câncer do Ceará (ICC), durante as aulas práticas com o objetivo de consolidar o aprendizado teórico e inserir o aluno no contexto hospitalar. A pesquisa foi realizada utilizando a ferramenta Google Formulários, na qual foi elaborado questionário e posteriormente enviado para 50 alunos da disciplina do semestre 2019.1 pelo aplicativo de mensagens Whatsapp. As perguntas abordavam temas das aulas teóricas aplicados à prática hospitalar e a importância das visitas e do Farmacêutico Hospitalar nas instituições. Dos 50 alunos para os quais foram enviados o questionário, 41 responderam, destes 97,6% afirmou que os farmacêuticos da instituição explicaram o funcionamento de todos os setores visitados e que foi possível estabelecer uma conexão entre os assuntos estudados na teoria e a prática visualizada no hospital, 85,4% considera importante a realização das visitas durante a disciplina. Quanto ao sistema de distribuição de medicamentos utilizados nas instituições, 87,8% respondeu que foi possível compreender o funcionamento desse e 82,9% afirmou que foi possível perceber as vantagens dos sistemas utilizados. Todos os alunos responderam que compreenderam a rotina da Farmácia Hospitalar e o papel do farmacêutico na instituição hospitalar. Dentre as sugestões, destaca-se: aumentar o número de visitas, especialmente ao ICC. As visitas às instituições são bem aceitas pelos alunos e atingem o objetivo de consolidar o conteúdo teórico, além de demonstrar a importância do farmacêutico hospitalar e inserir o aluno na rotina hospitalar.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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