AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE EXAME FÍSICO EM PEDIATRIA ENTRE ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA

Autores

  • Tharcisio Pereira Brito
  • Swelen Cristina Medeiros de Lima
  • Christiane Araujo Chaves Leite

Resumo

Introdução: O Exame Físico é fundamental na prática médica e seu domínio é essencial no manejo adequado dos pacientes na busca de sinais e sintomas que servem como base inicial do processo diagnóstico, em especial na Pediatria onde há uma ampla variedade de conceitos e dados que levam em conta a faixa etária do paciente. Objetivos: Avaliar o conhecimento de alunos do 6º semestre do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará sobre aspectos básicos do exame físico em Pediatria logo após a conclusão do módulo de Pediatria e Cirurgia Pediátrica. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo em que alunos responderam a um questionário acerca dos conceitos básicos de exame físico pediátrico, sendo este composto de 10 questões objetivas de múltipla escolha. Resultados: Foram avaliados 66 alunos, tendo uma média de acertos de 7,06 questões. Dentre estas, tiveram maiores taxas de acerto nas questões que abordaram sobre reflexos primitivos (96,9%) e marcos do desenvolvimento neuropsicomotor (95,1%) e menores taxas de acertos nas perguntas sobre dados antropométricos (33,3%) e definição de microcefalia pela OMS (45,4%). Conclusão: Evidencia-se uma deficiência dos alunos avaliados em determinados temas de exame físico pediátrico, em especial naqueles em que envolvem a mera memorização de valores e dados específicos e, por essa razão, faz-se necessária uma modificação na forma como estes são abordados na graduação, visando assim melhores resultados a longo prazo destes conceitos repassados durante o módulo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência