AVALIAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS DE ESTUDO DE ANATOMIA HUMANA POR MONITORES DA DISCIPLINA

Autores

  • Bernardo Chaves Lima
  • Álvaro Rolim Guimarães
  • José Victor de Vasconcelos Coelho
  • Leonardo Vasconcelos Abreu
  • Jose Ricardo Sousa Ayres de Moura

Resumo

Introdução: Anatomia Humana é uma disciplina que pode representar um desafio a estudantes da área da saúde. Como normalmente é abordada nos semestres iniciais, é comum que estudantes busquem formas ineficientes de estudar o conteúdo, o que pode prejudicar seu desempenho. Objetivo: evidenciar as melhores estratégias e metodologias de estudo de anatomia, de acordo com os monitores da disciplina. Metodologia: foi aplicado um questionário por meio da plataforma Google Formulários a monitores e ex-monitores de anatomia, o qual abordava possíveis estratégias de estudo que poderiam ter sido utilizadas por eles durante a preparação para a prova de seleção do projeto de iniciação à docência. O formulário também questionou sobre quais são as mais eficientes. Resultados: 26 pessoas responderam ao questionário. No que é relativo aos métodos utilizados para o preparo para a prova de seleção, as estratégias mais comuns foram: usar o atlas de anatomia (96%), ir ao laboratório (89%), ler e fazer resumos (ambos com 77%). Também foram inclusos: ensinar (69%), usar flashcards (58%), leitura única (54%) e repetida (46%) de capítulos de livro. No que é relativo aos métodos considerados mais eficientes, os resultados foram: ensinar (81%), ir ao laboratório de anatomia (73%), fazer resumos (69%), usar o atlas (62%) e usar flashcards (58%). Também foi observado que mesmo a leitura de capítulos de livros tendo sido bastante utilizada, apenas 4% e 23% consideraram a leitura única e repetida, respectivamente, de capítulos de livros como uma forma eficiente de estudar. Essas são estratégias comumente utilizadas por estuantes, o que pode explicar o motivo de muitos não obterem bom desempenho. Conclusão: é necessário que sejam disseminadas metodologias mais eficientes, como frequentar o laboratório, ensinar e utilizar flashcards no intuito de complementar estratégias menos eficientes, como a leitura de capítulos de livros, a fim de aprimorar o rendimento dos estudantes nessa disciplina.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência