AVALIAÇÃO DE QUESTÕES ELABORADAS PARA OS TESTES ESCRITOS DO MÓDULO DE TERAPIA INTENSIVA NO CURSO DE MEDICINA

Autores

  • Douglas Goncalves Madeira
  • Arnaldo Aires Peixoto Junior

Resumo

Introdução: Contribuir de forma promissora para o processo de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino não é tarefa fácil, e a função de elaborar itens de testes nesses processos pode ser considerada um dos principais fatores para a qualidade das avaliações. Objetivo: Verificar se as questões de provas aplicadas nos semestres de 2019.1 e 2019.2 na disciplina de Terapia Intensiva atende a um checklist com 10 tópicos de elaboração de questões de múltiplas escolhas adaptado pelo Guia de Elaboração e Revisão de Itens do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Além disso, distinguir a aprendizagem memorizada, compreensiva e crítica. Metodologia: 1) Pesquisa de guias e publicações sobre elaboração de itens para avaliações em larga escala da educação brasileira; 2) Construção de roteiro (checklist) com 10 tópicos que obedecem as características avaliadas pelo Inep; 3) Verificação através de checklist das 160 questões, referentes às 8 provas aplicadas em 4 turmas diferentes na disciplina de Terapia Intensiva em 2019. 4) Construção de gráfico expositivo com os resultados encontrados. Resultados: Diante de diferentes profissionais que podem ou não seguir as técnicas para a elaboração de itens, avaliou-se conteúdo, compreensão, estrutura, clareza, vocabulário, gabarito e distratores, coerência e imagens dos itens. A predominância foi de questões com mais de 50% dos tópicos preenchido do checklist, simbolizando uma formulação de itens eficientes e qualidade pedagógica. Conclusão: Espera-se possibilitar a reflexão sobre a importância da elaboração de itens para as avaliações e fornecer um checklist padronizado, para o estudante resolver o item com segurança, pois compreende o que realmente está sendo exigido dele.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência