AVALIAÇÃO DISCENTE SOBRE A DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA À ODONTOLOGIA I EM 2019

Autores

  • Jamile Vieira Nobre
  • José Artur Oliveira Pereira
  • Maria Eneide Leitao de Almeida

Resumo

A disciplina de Metodologia Científica Aplicada à Odontologia I é ofertada no primeiro semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, conta com dois professores e dois monitores. Objetivando avaliar a disciplina e os monitores, aplicou-se no final do semestre, um questionário composto por 14 questões para as turmas ingressantes de 2019.1 e 2019.2. Foi realizada uma análise descritiva dos dados, em sua forma absoluta e percentual. Do total de 80 alunos, 44 responderam à pesquisa. O resultado quanto ao nível de dificuldade sobre as disciplinas ofertadas, a grande maioria apontou a de “Fundamentos de Histologia e Embriologia Humana” como a mais difícil e “Biologia Celular Geral” como a mais fácil. Em relação ao grau de dificuldade sobre os principais assuntos ministrados, o tema “Normas ABNT e Vancouver” como o mais difícil (67,5%) e “Tipos de conhecimento” (93%) como a mais fácil. Cerca de 53,5% dos alunos também declararam que o tempo pessoal dedicado ao estudo do assunto no qual teve maior dificuldade foi insuficiente. Dos 44 alunos investigados, 34 alunos marcaram que a realização de aulas práticas com atividades onde ocorreria a aplicação do assunto no cotidiano do estudante seria a medida mais efetiva para intensificar a abordagem da matéria, e 36 marcaram a alternativa que sugeria a criação de uma apostila com exercícios resolvidos e propostos como método de aprimorar os estudos dados em sala. Os alunos apontaram que a principal contribuição dos monitores foi em relação ao desempenho na prova escrita. 95,5% consideram que o atual método de avaliação dos alunos na disciplina é satisfatório e 79,5% gostariam de ter um ambiente virtual de aprendizagem para a disciplina. Conclui-se que é importante a participação da monitoria nas atividades de ensino e é necessário introduzir na disciplina, outros métodos de ensino e aprendizagem, como um ambiente virtual de aprendizagem, podcasts e avaliações práticas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência