AVALIAÇÃO DISCENTE SOBRE A DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA À ODONTOLOGIA I EM 2019
Resumo
A disciplina de Metodologia Científica Aplicada à Odontologia I é ofertada no primeiro semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, conta com dois professores e dois monitores. Objetivando avaliar a disciplina e os monitores, aplicou-se no final do semestre, um questionário composto por 14 questões para as turmas ingressantes de 2019.1 e 2019.2. Foi realizada uma análise descritiva dos dados, em sua forma absoluta e percentual. Do total de 80 alunos, 44 responderam à pesquisa. O resultado quanto ao nível de dificuldade sobre as disciplinas ofertadas, a grande maioria apontou a de “Fundamentos de Histologia e Embriologia Humana” como a mais difícil e “Biologia Celular Geral” como a mais fácil. Em relação ao grau de dificuldade sobre os principais assuntos ministrados, o tema “Normas ABNT e Vancouver” como o mais difícil (67,5%) e “Tipos de conhecimento” (93%) como a mais fácil. Cerca de 53,5% dos alunos também declararam que o tempo pessoal dedicado ao estudo do assunto no qual teve maior dificuldade foi insuficiente. Dos 44 alunos investigados, 34 alunos marcaram que a realização de aulas práticas com atividades onde ocorreria a aplicação do assunto no cotidiano do estudante seria a medida mais efetiva para intensificar a abordagem da matéria, e 36 marcaram a alternativa que sugeria a criação de uma apostila com exercícios resolvidos e propostos como método de aprimorar os estudos dados em sala. Os alunos apontaram que a principal contribuição dos monitores foi em relação ao desempenho na prova escrita. 95,5% consideram que o atual método de avaliação dos alunos na disciplina é satisfatório e 79,5% gostariam de ter um ambiente virtual de aprendizagem para a disciplina. Conclui-se que é importante a participação da monitoria nas atividades de ensino e é necessário introduzir na disciplina, outros métodos de ensino e aprendizagem, como um ambiente virtual de aprendizagem, podcasts e avaliações práticas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.