AVALIAÇÃO DO APLICATIVO SOCRATIVE COMO FERRAMENTA AUXILIAR DE ENSINO

Autores

  • Renan Soares
  • Letícia Gomes de Alcântara
  • Sarah Girão Alves
  • Iandra Freire de Oliveira
  • Renata Ferreira de Carvalho Leitão
  • Ana Beatriz Graca Duarte

Resumo

Atualmente, as tecnologias de comunicação e informação (TCIs) surgem como potencializadores das metodologias de ensino. Nesse contexto, o celular figura como mediador do uso de novos instrumentos de ensino, como o aplicativo Socrative, uma sala de aula virtual, que permite ao professor, através de rápidas atividades envolvendo questionários e da emissão de relatórios, atingir diversos objetivos. Avaliar o aplicativo Socrative quanto ao seu uso como ferramenta auxiliar de ensino. O Socrative foi aplicado em duas monitorias de Histologia e Embriologia humanas no curso de Medicina. O uso do aplicativo foi feito em dois momentos: um pré-teste, antes da aula, e um pós-teste, no fim, momento em que os alunos tomavam conhecimento dos acertos. Destaca-se que as perguntas eram baseadas nos objetivos da aula. Posteriormente, um questionário foi entregue aos alunos, para a avaliação das TCIs, do Socrative e da melhora subjetiva do aprendizado. Ademais, com os relatórios emitidos, avaliou-se os resultados obtidos no pré e no pós-teste. As respostas de 54 discentes mostraram que o uso das TCIs e o celular são importantes recursos pedagógicos, contudo 35% não concordam que há uma melhora na aprendizagem e veem a necessidade do celular como uma desvantagem. Ademais, 95% declaram que o aplicativo dinamiza a aprendizagem e eleva a concentração. A maioria crê que houve uma melhora no rendimento. O aumento na compreensão dos pontos-chaves e fixação do conteúdo foram as principais vantagens vistas e a necessidade de conexão à internet a principal desvantagem. Por fim, a análise dos resultados mostrou que houve um aumento no desempenho geral em relação ao pré e ao pós-teste, de cerca de 12,5%. Desse modo, o Socrative, mostrou-se como ótima ferramenta auxiliar de ensino, sendo bem avaliado em todos os quesitos pelos discentes. Ademais, verificou-se uma melhora no desempenho geral dos alunos. Entretanto, destaca-se que o uso dessas novas ferramentas está associado à boa infraestrutura.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência