AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE DISCENTES DA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA GERAL, DO CURSO DE FARMÁCIA, A RESPEITO DOS CONTRACEPTIVOS ORAIS

Autores

  • Paulo Ricardo Alves Siqueira
  • Jamile Teles de Almeida Nojosa
  • Rebeca Silva Duarte
  • Flavia Almeida Santos

Resumo

Introdução: Os Contraceptivos Orais (COs), também conhecidos como pílulas anticoncepcionais, são hormônios utilizados isoladamente ou em associação, com a finalidade básica de evitar uma gravidez indesejada. Trata-se de um dos métodos contraceptivos mais utilizados no mundo, e embora sejam considerados medicamentos seguros, há cuidados e contraindicações que devem ser respeitados a fim de promover o seu uso com maior segurança. Nesse sentido, o profissional farmacêutico posssui grande responsabilidade na promoção do uso racional desses medicamentos. Para isso, faz-se necessário conhecimento adequado a respeito do tema por parte desse profissional, o que contribui para que a dispensação ocorra de forma responsável. Objetivo: Avaliar, através de um questionário, o conhecimento de discentes da disciplina de Farmacologia Geral, do curso de Farmácia, dos semestres 2019.1 e 2019.2, acerca do tema Contraceptivos Orais. Metodologia: Um questionário com 11 questões, sendo 3 dessas subjetivas, foi elaborado e aplicado em sala de aula sobre o referido tema. Resultados e discussão: A média geral das turmas (total de 82 alunos), foi de 77,25% de acertos, indicando nível de conhecimento satisfatório sobre o tema. Os principais equívocos observados foram em relação à possibilidade dos COs causarem quadros permanentes de esterilidade e se havia correlação entre o uso desses medicamentos e o aumento na incidência de câncer uterino e mamário. Conclusão: Verificou-se um nível de conhecimento satisfatório por parte dos discentes, o que se mostra indispensável ao bom exercício da profissão, sobretudo no momento da dispensação, visto que se tratam de fármacos amplamente utilizados e sempre presentes na rotina do profissional farmacêutico.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência