AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DE QUÍMICA FARMACÊUTICA EM UMA AVALIAÇÃO PARCIAL

Autores

  • ConceiÇÃo Gislaine Mota de Castro
  • Nirla Rodrigues Romero

Resumo

A disciplina Química Farmacêutica tem como objetivo conhecimentos sobre o desenvolvimento de moléculas que possam vir a se tornarem novos fármacos. É uma disciplina obrigatória ofertada no quarto semestre. Foi obsevado um elevado número de alunos que não obtiveram sucesso na disciplina, prejudicando a continuidade normal do curso, visto que esta disciplina é pré-requisito para outras do curso. O objetivo desse estudo foi realizar uma análise do nível de aprendizagem de conteúdos da primeira Avaliação Parcial aplicada aos discentes no semestre 2019.2. com a finalidade de verificar possíveis dificuldades apresentadas pelos mesmos. A avaliação é constituída de uma prova com dez questões descritivas abordando os temas Conceitos Gerais (duas questões), Reações de Metabolismo de Fármacos (duas questões) e Gênese de Fármacos (seis questões). Para a coleta de dados foi elaborado um banco de dados com o aproveitamento dos alunos em cada uma das 10 questões estratificados por percentual de acertos (I – maior que 86%; II – entre 61 e 85%; III – entre 41 e 60%; IV – entre 16 e 40% e V – menor que 15%) e depois feita a correlação entre o nível de acerto e o assunto. Foi garantido o anonimato dos alunos e a utilização dos dados apenas para esse estudo. A prova foi respondida por 37 alunos, os dados analisados apontaram que nos temas relacionados à Gênese de Fármacos os alunos tiveram menor desempenho, especialmente as questões 8 e 9 que traziam aspectos relacionados a Modificação Molecular e a Latenciação de Fármacos. Os resultados apontam para um nível de aprendizagem não satisfatório de alguns conteúdos analisados, de forma que a partir desses dados pode-se buscar o desenvolvimento de estratégia de ensino-aprendizado para minimizar esse problema.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência