AVALIAÇÃO DO ENSINO DE TERAPIA INTENSIVA POR EGRESSOS DO CURSO DE MEDICINA
Resumo
INTRODUÇÃO: A terapia intensiva é um assunto de alta complexidade dentro da medicina, cujo conhecimento é muito exigido dos médicos recém-formados que atuam nos departamentos de Emergência das unidades de saúde. Dessa forma, é de máxima importância que a disciplina de Terapia Intensiva, inclusa na grade curricular do 8º semestre do curso de Medicina da UFC, apresente um conteúdo atualizado e coerente com a realidade da prática médica, utilizando uma metodologia efetiva de ensino. OBJETIVOS: Este trabalho visa avaliar a aplicabilidade na prática médica dos assuntos abordados no módulo de Terapia Intensiva e a efetividade da metodologia utilizada no aprendizado dos alunos. Por fim, com os dados coletados, objetivamos apresentar substrato para promoção de melhorias no módulo em questão. METODOLOGIA: Egressos do curso de Medicina da UFC (concludentes em 2019.1 e 2019.2), os quais foram alunos da disciplina de Terapia Intensiva, responderão a um questionário eletrônico com perguntas objetivas e subjetivas relativas a cada conteúdo abordado no módulo de Terapia Intensiva. As perguntas indagarão sobre a aplicabilidade desses assuntos na prática deles como médicos generalistas e sobre a influência das aulas e atividades didáticas a que foram submetidos sobre a conduta diagnóstica e terapêutica de cada um atualmente. RESULTADOS: Os resultados serão analisados e, então, dispostos em gráficos, mas também com destaque para as respostas subjetivas de importância analítica segundo os objetivos do trabalho. Até o momento, apenas quatro questionários foram respondidos, não sendo possível melhor análise dos dados. CONCLUSÃO: Por ora, conclui-se que o trabalho tem grande importância acadêmica, uma vez que visa a melhoria do ensino em Terapia Intensiva no curso de Medicina, tornando-o mais atualizado e coerente com a demanda na prática médica dos futuros profissionais. No entanto, mais conclusões poderão ser elaboradas após a análise dos dados coletados.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.