AVALIAÇÃO DO ENSINO DE TERAPIA INTENSIVA POR EGRESSOS DO CURSO DE MEDICINA

Autores

  • Isabelle Santos Teixeira
  • Douglas Gonçalves Madeira
  • Pedro Helder de Oliveira Junior
  • Arnaldo Aires Peixoto Junior

Resumo

INTRODUÇÃO: A terapia intensiva é um assunto de alta complexidade dentro da medicina, cujo conhecimento é muito exigido dos médicos recém-formados que atuam nos departamentos de Emergência das unidades de saúde. Dessa forma, é de máxima importância que a disciplina de Terapia Intensiva, inclusa na grade curricular do 8º semestre do curso de Medicina da UFC, apresente um conteúdo atualizado e coerente com a realidade da prática médica, utilizando uma metodologia efetiva de ensino. OBJETIVOS: Este trabalho visa avaliar a aplicabilidade na prática médica dos assuntos abordados no módulo de Terapia Intensiva e a efetividade da metodologia utilizada no aprendizado dos alunos. Por fim, com os dados coletados, objetivamos apresentar substrato para promoção de melhorias no módulo em questão. METODOLOGIA: Egressos do curso de Medicina da UFC (concludentes em 2019.1 e 2019.2), os quais foram alunos da disciplina de Terapia Intensiva, responderão a um questionário eletrônico com perguntas objetivas e subjetivas relativas a cada conteúdo abordado no módulo de Terapia Intensiva. As perguntas indagarão sobre a aplicabilidade desses assuntos na prática deles como médicos generalistas e sobre a influência das aulas e atividades didáticas a que foram submetidos sobre a conduta diagnóstica e terapêutica de cada um atualmente. RESULTADOS: Os resultados serão analisados e, então, dispostos em gráficos, mas também com destaque para as respostas subjetivas de importância analítica segundo os objetivos do trabalho. Até o momento, apenas quatro questionários foram respondidos, não sendo possível melhor análise dos dados. CONCLUSÃO: Por ora, conclui-se que o trabalho tem grande importância acadêmica, uma vez que visa a melhoria do ensino em Terapia Intensiva no curso de Medicina, tornando-o mais atualizado e coerente com a demanda na prática médica dos futuros profissionais. No entanto, mais conclusões poderão ser elaboradas após a análise dos dados coletados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência