AVALIAÇÃO DO GRAU DE DIFICULDADE DOS CONTEÚDOS ABORDADOS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA À ODONTOLOGIA I

Autores

  • Jose Artur Oliveira Pereira
  • Jamile Vieira Nobre
  • Maria Eneide Leitao de Almeida

Resumo

Adequar o processo de ensino por parte de professores e de monitores a partir do relato das dificuldades encontradas por estudantes é de suma importância para dinamizar e aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem. O objetivo desse estudo foi avaliar o grau de dificuldade dos conteúdos abordados na disciplina de Metodologia Científica Aplicada À Odontologia I por meio do relato dos alunos. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva, no formato de questionário, durante o período de junho e de novembro de 2019, visando, ao fim de cada semestre letivo, identificar e analisar os assuntos abordados em sala considerados de mais difícil compreensão. A versão final do formulário de avaliação da disciplina continha, além de um espaço dedicado às sugestões dos alunos, 13 questões objetivas cujos dados coletados foram tabulados no Microsoft Office Excel 2007 e analisados por meio de frequência absoluta e relativa. Obteve-se 44 questionários respondidos dos 80 alunos matriculados nesses períodos. Notou-se que o assunto considerado de maior dificuldade foi Normas ABNT/Vancouver (65,9%) e Tipos de Conhecimento foi considerado fácil por todos os alunos. Percebeu-se, uma relação direta do contato prévio com determinado conteúdo e a facilidade de compreensão deste, ao analisarmos que 15 alunos relataram já terem conhecimentos prévios sobre os tipos de conhecimentos e apenas 04 estudantes afirmaram já terem contato com as normas de referências citadas anteriormente. Observou-se, ainda, uma distribuição equilibrada de motivos para a dificuldade, por exemplo, tempo pessoal insuficiente dedicado ao estudo (32%) e necessidade de aplicação prática (24%). Por último, dentre as formas opinadas de melhorar o aproveitamento da matéria, destaca-se a realização de aulas práticas para a aplicação do assunto pelo estudante (77%). Conclui-se que a forma de apresentação do conteúdo pragmático da disciplina necessita se adequar às necessidades estudantis para melhorar o aprendizado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência