AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS E METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZADO DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE PARASITOLOGIA BÁSICA.

Autores

  • Francisca Sabrina Siqueira Lima
  • João Lucas Quinderé
  • Maria de Fatima Oliveira

Resumo

A metodologia ativa vem surgindo como uma estratégia inovadora que visa combater à aprendizagem passiva, bancária e baseada na transmissão unidirecional do saber. Diante disso, o objetivo do estudo é comparar o impacto de duas metodologias: ativa (MA) e passiva (MP), aplicadas no processo ensino aprendizado dos alunos da disciplina de parasitologia básica. A passiva foi abordada através de seminários e a ativa baseada em problemáticas. Os resultados foram obtidos em duas etapas complementares: na primeira avaliou-se as notas dos alunos dos semestres 2018.2 e 2019.1 e na segunda realizou-se a pesquisa de opinião para os alunos do semestre 2019.1, constituída de doze perguntas objetivas. No semestre 2018.2, foi empregada a metodologia ativa na turma A (terça) e passiva na turma B (sexta). No semestre 2019.1, os métodos foram aplicados em ambas às turmas. Os resultados mostram que 16,6% dos 17 alunos da turma A obtiveram nota inferior à média contra 4% dos 25 alunos da turma B em 2018.2. No semestre 2019.1 38,4% dos 13 alunos obtiveram nota inferior à média na turma A contra 12% dos 25 alunos da turma B. A pesquisa de opinião mostrou que 76,5% dos discentes preferem as metodologias ativas e 17,6% acham as duas importantes no processo ensino aprendizagem. Em relação à metodologia passiva 58,8% dos alunos relataram que os seminários ajudam pouco contra 52,9% dos alunos que disseram que as metodologias ativas ajudaram bastante. Nas avaliações práticas 58,8% opinaram que os seminários não tiveram impacto contra 29,4% dos alunos que relataram que as metodologias ativas ajudaram bastante nas avaliações práticas. Apesar dos alunos preferirem a metodologia ativa os resultados das provas indicam que a metodologia passiva parece ter maior eficácia, no entanto sugere-se novos estudos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência