AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS PRANCHAS PARASITOLÓGICAS NO APRENDIZADO DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE PARASITOLOGIA BÁSICA DO CURSO DE FARMÁCIA NO SEMESTRE 2019.1
Resumo
Introdução: Parasitologia básica é ofertada no 5º semestre do curso de Farmácia, nesta disciplina os graduandos têm o primeiro contato com microrganismos em nível de microscopia, principal atividade da prática onde precisam fazer identificação morfológica dos parasitos em lâminas coradas ou a fresco. No entanto, um dos principais fatores que prejudicam o ensino-aprendizado dos alunos é a falta de lâminas de boa qualidade nas práticas. Objetivo: Avaliar o impacto da aplicação de pranchas, método de ensino-aprendizagem, na disciplina parasitologia básica. Metodologia: Nas aulas práticas, as pranchas foram disponibilizadas ao lado do microscópio que contem a estrutura mencionada na prancha. Ao terminar o semestre 2019.1, foi aplicado aos alunos um questionário no 'Formulários Google' correspondendo aos módulos de helmintos e protozoários do sangue. Resultados: Dos 38 alunos que fizeram a disciplina no semestre de 2019.1, 73,7% (28) responderam o questionário enviado. Para o módulo de helmintos, 92,8%/26 dos alunos que responderam o formulário, aprovaram o uso do instrumento como facilitador de aprendizagem nas aulas práticas, porém 57,1% criticaram a qualidade das imagens da prancha, pelo fato de não serem coloridas. Já no módulo de protozoários do sangue, 82,1% dos alunos aprovaram o instrumento dizendo observar similaridade das imagens com a observada no microscópio, alem de ressaltar a descrição morfológica como fundamental na identificação dos parasitos, porém, mais da metade dos graduandos (60,7%) também fizeram críticas à qualidade das imagens pelo fato de serem preto e branco. Conclusão: As pranchas auxiliaram imensamente no processo de ensino aprendizagem em ambos os módulos com destaque para os helmintos, porém ajustes são necessários para aumentar a eficiência do instrumento em ambos os módulos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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