AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE APRENDIZADO DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA BÁSICA E APLICADA NA AULA PRÁTICA DE ANTIBIOGRAMA UTILIZANDO RECURSO DE VÍDEO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO

Autores

  • Vitoria Pessoa de Farias Cabral
  • Amanda Cavalcante Leitão
  • Amanda Dias Barbosa
  • Gabriela Araújo Freire
  • Hélio Vitoriano Nobre Júnior
  • Helio Vitoriano Nobre Junior

Resumo

A utilização de diferentes estratégias de ensino, como o uso de vídeos, na prática pedagógica constitui relevante recurso no incentivo à aprendizagem de conteúdos pelos alunos. Assim, objetivou-se avaliar o nível de aprendizado dos alunos da disciplina de microbiologia básica e aplicada nos semestres de 2019.1 e 2019.2 após a exposição de vídeo explicativo acerca da realização da técnica do antibiograma, conteúdo referente à aula prática do teste de sensibilidade aos antimicrobianos. Nesse sentido, foi produzido um questionário contendo cinco perguntas referentes ao conteúdo abordado, bem como uma questão sobre a importância de vídeos no processo de aprendizagem e uma pergunta relacionada ao nível de percepção do aluno acerca de seu conhecimento sobre o tema. O questionário foi aplicado antes e depois da exposição do vídeo, de forma que foi possível avaliar a influência da apresentação nas respostas dos alunos. De maneira geral, foi observada uma elevação do número de acertos nas cinco questões referentes ao conteúdo abordado após a apresentação do vídeo, havendo um aumento de até 78,18% em questões certas comparado ao questionário aplicado antes. Além disso, verificou-se que, após a exposição do vídeo, os alunos consideraram este recurso mais importante, tendo em vista uma escala de 1 (pouco importante) a 5 (muito importante), 92,72% dos alunos indicaram os valores de 4 e 5. Em relação ao nível de percepção do aluno acerca de seu conhecimento sobre o tema, foi utilizada a mesma escala com valores de 1 (insatisfatório) a 5 (satisfatório), ao qual houve predominância das respostas em 3 e 4, correspondendo a 81,81% dos itens assinalados, de forma que em relação ao questionário aplicado antes da exposição do vídeo, houve aumento do nível de conhecimento. Assim, é notória a importância da utilização de vídeos no aprendizado de modo a tornar o conteúdo mais didático e visual para os alunos, constituindo um instrumento relevante no ensino.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência